Contrate um Gerontólogo recomendado pela ABG




Por que contratar um Gerontólogo? 


O Gerontológo é um profissional generalista que estuda de maneira biopsicossocial os aspectos envolvidos no processo de envelhecimento.
Este profissional está capacitado para compreender, criar, gerir, desenvolver e avaliar formas de apoio ao idoso e seus cuidadores, considerando questões biológicas, psicológicas e sociais, em contextos multiprofissionais e interdisciplinares na perspectiva da gestão da atenção.
Está apto a gerenciar serviços, programas e atividades direcionadas ao envelhecimento.  Inserido em programas socioeducativos, o gerontólogo atua na ampliação de conhecimentos sobre o envelhecimento para crianças, adolescentes, adultos e idosos. No contexto dos programas sociais e de saúde, esse profissional tem contribuído para o nascimento de programas inovadores na área do envelhecimento, favorecendo a qualidade de vida das pessoas idosas.

Cenários de Atuação:



Consultoria Gerontológica para empresas, organizações não governamentais (ONG´s), familiares, cuidadores e idosos;
Gestão de programas socioeducativos e comunitários;
Escolas e programas intergeracionais;
Gestão de programas de apoio, acompanhamento e formação para cuidadores de idosos;
Serviços de atenção domiciliar;
Centro-Dia para idosos;
Instituições de Longa Permanência para idosos (ILPI);
Universidades e Centros de Pesquisa;
Universidades Abertas à Terceira Idade (UNATI);
Centros de Convivência para Idosos;
Secretarias públicas e espaços de representação dos direitos da pessoa idosa (por exemplo: Conselhos Municipais, Estaduais e Federais do Idoso)

Cadastro de Gerontólogos Associados: 



ALEX PIVORIUNAS
Graduando em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), 2º semestre. Atuou como monitor de laboratório de informática para idosos da Unati-Usp com finalidade de estimular e ensinar os idosos sobre o uso do computador; monitorou atividades lúdicas como bingo com fins de estimulo cognitivo e atividades físicas esportivas tais como vôlei e tênis de mesa para idosos; participou de aplicação de aulas de exercícios físicos com uso de música, e desenvolvimento de oficinas com utilização de brinquedos (bambolê ,bastões,cones e corda) com intuito de desenvolver e preservar a coordenação motora, trabalhou com a iInteração entre atividades lúdicas ,musicais e o contato físico entre idosos,despertando o afeto entre o grupo assim como a memória e a coordenação, e valorização dos recursos citados, procurando o despertar da alegria individual e coletiva no grupo. Participou de seminários: 1º seminário ABG de Gerontologia de São Paulo; 3ª e 5ª Jornada de Gerontologia Each USP; 1º e 3º Encontro de Estudantes e Bacharéis em Gerontologia; 1º Seminário ABG de Gerontologia de Santo André. Mais informações em (11) 44613785/ E-mail: alex_p@ig.com.br

ALINE ELIZABETE DOS SANTOS PENHA FRANCISCO
Graduada em Gerontologia pela  Faculdades Adamantinenses Integradas em Gerontologia - FAI (2011). Auxiliar e Técnico de Enfermagem pelo Colégio Ateneu Bento da Silva (2006). Atuou na Santa Casa de Adamantina como auxiliar de enfermagem (2007-2012); no Lar dos velhos de Adamantina, como  auxiliar de Enfermagem (2012);  Realizou curso de Treinamento sobre cuidados especiais para pacientes psiquiátricos (2006); Curso de cateteres, sondas e drenos (2007); Curso de socorro básico em emergências (2007); Mini Curso: “Idoso e relacionamento familiar social” (2011); Mini curso:” Administração e Gestão em recursos humanos” (2011); Atividade de extensão a comunidade: “identificar o nível de cognição e memória dos participantes” (2011). Palestras: ” Profissão, perspectivas e campo de trabalho do gerontologo” (2008); Palestras: “Profissão, perspectivas e campo de trabalho do gerontologo” (2008). Realizou Palestras: ”Atendimento de Enfermagem na assistência ao politrauma”(2010); “O gerontologo no Brasil e Apresentação da Associação Brasileira de Gerontologia” (2011); ” Qualidade de vida na terceira idade” (2011); ” Atuação da fisioterapia hospitalar no paciente crítico: acidente vascular encéfalo isquêmico” (2011); Participou do IX Encontro Regional de Capacitação para Cuidadores de idosos: “Relacionamento Interpessoal” (2009); Apresentou trabalho intitulado: “Significado e sentidos da Atividade produtiva Remunerada após a aposentadoria para idosos trabalhadores”(CICFAI 2009);  “Apresentação do trabalho intitulado:” A qualidade de vidas das idosas praticantes de hidroginástica” (CICFAI 2012). Mais informações: (018) 96098142.

ALINE SILVEIRA VIANA 
Graduada em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), mestranda em Ciências da Engenharia Ambiental - USP/EESCMembro no Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais em Desastres - NEPED. Foi bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq no biênio 2009-2010 com a pesquisa intitulada Gerontologia como profissão: uma análise dos cursos de graduação em gerontologia sob orientação da Profa. Dra. Sofia Cristina Iost Pavarini. Atualmente trabalha com "Avaliação gerontológica na formação do gerontólogo: um estudo com vistas à criação de um software educacional", referente ao biênio 2010-2011, com apoio inicial do CNPq e dando continuidade em 2011-2012 com apoio da FAPESP. Membro do Grupo de Pesquisa Saúde e Envelhecimento atuando na linha de pesquisa Saberes e Práticas em Gerontologia. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais em Desastres (NEPED). Membro associado da Associação Brasileira de Gerontologia na categoria Estudante. Mais informações: (19) 92517547/(19) 83091191. Lattes: 
http://lattes.cnpq.br/9942204252306549

ALINE VASQUES DAS NEVES

Graduada em Gerontologia pela  Faculdades Adamantinenses Integradas em Gerontologia - FAI (2012). Realiza Curso online Estimulação cognitiva em idosos/ Ênfase em memória – Realizado pelo Instituto de Saúde e Educação Pinus Longaeva – São Paulo/SP em parceria com Associação Brasileira de Gerontologia – (Previsão de término – Maio 2013); Participou do III e IV Congresso de Iniciação Científica (CICFAI) – trabalhos intitulados: “Analise da qualidade de vida de idosos com diagnóstico de depressão” e “Adamantina a 1ª cidade da região administrativa de Presidente Prudente e a 32ª do estado de São Paulo em qualidade de vida para a população idosa”. - Adamantina/SP –  2009 e 2010; Possui experiência profissional em Recenseador (Censo 2010) - IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística); e na Secretaria Municipal de Saúde de Adamantina/SP como estagiária - Setor: Sala de Hipertensão e Diabetes,2012. Mais informações: (18) 3581-1535 ou (18) 9779-1613/E-mail: alinevasques3@gmail.com.

ANA CLÁUDIA BONILHA MENDES CARDOSO
Graduada em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), 2008. Desenvolveu trabalhos na área de Qualidade de Vida de Idosos portadores de HIV/AIDS (FAPESP) e Gerontólogo: o mediador inserido nas equipes interprofissionais dos Serviços Municipais Especializados em DST/AIDS, ambos no ano de 2008. Já ministrou palestras sobre Aula sobre Envelhecimento, Idoso e a Dança de Salão – 1º Fórum de Dança de Salão de Pirituba – 2008, Sexualidade no Envelhecimento e AIDS na Terceira Idade - Curso sobre Idosos cuidando de idosos da Prefeitura de São Paulo – 2008, Curso de formação continuada para cuidadores da Beneficência Nipo-Brasileira (Enkyo) – 2009, Qualidade de Vida e Sexualidade – Prefeitura de São Paulo – área DST/AIDS – VII Inventário de Pesquisas em DST/AIDS, 2009, o profissional Gerontólogo atuando em ILPIs – Associação Brasileira de Gerontologia – 2010 e Gestão Gerontológica de caso: portador de Parkinson e família – Simpósio da Liga de Gerontologia – 2011. Atualmente, trabalha com gestão de casos. Mais informações: (11) 9395-6624/E-mail: anacbonilha@hotmail.com

ANA LUIZA DE ANDRADE
Graduada em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), 2011. Estagiou no Centro de Referência do Idoso da Zona Norte 
(2009); Unidade Básica de Saúde Cidade Nova São Miguel - SP (2009); Centro de Referência da Área Social realizado no Centro de Convivência de Idosos Samuel Rangel – Pinheiros SP(2010); Unidade de Referência do Idoso de Pinheiros - SP(2010); Abrigo Dr. Adolfo Bezerra de Menezes - Penha/SP(2011); Hospital Geral de São Mateus (2011). Realizou pesquisa na área de educação, especificamente sobre estilos de aprendizagem na velhice/FAPESP, 2011. Participou da pesquisa intitulada “Educação Permanente: Benefícios da  UnATI - Universidade Aberta à Terceira Idade”/Edital de Seleção nº 02/2009 -INEP/MEC), 2010. Participação como monitora e professora voluntária na Oficina “Encontro de gerações e informática” oferecida pela Universidade Aberta à Terceira Idade da Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo no ano de 2010. Participou como diretora científica da Liga de Gerontologia da EACH/USP, 2010. Ouvinte do Simpósio sobre Doença de Parkinson - EACH/USP, 2011. Ouvinte da Primeira Feira de Gerontologia, EACH/USP, 2011.Ouvinte no III Tele-simpósio das Ligas de Geriatria e Gerontologia da União Estadual das Ligas de Geriatria e Gerontologia do Estado de São Paulo (UELLIG-SP), 2010. Participou na III Jornada de Gerontologia da EACH – USP, 2010. Participou no 6º Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia, 2009. Participou na II Jornada de Práticas Culturais e Cidadania realizada no dia 2008. 
Mais informações: (11) 6939-4942/ Email: luizaandrade15@hotmail.com

ANA REGINA ALVES
Graduada em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), 2010. Fez Curso Básico de Dança Sênior e Geronto-Ativação com idosos em grupo. 20 horas/aula. Desenvolveu trabalhos na área de “Qualidade de vida em conviventes idosos de um albergue”, “Avaliação da qualidade de vida e ocupação espacial em instituições asilares”, “Valores e preconceitos do jovem perante a estética na velhice” e “A auto-estima nos equipamentos sociais”. Atualmente, trabalha na Associação Reciclázaro, como agente educacional, sendo responsável por avaliar o perfil dos idosos usuários da instituição, promovendo ações sócio-educativas, como inserção de jogos educativos, palestras relacionadas a diversos temas sobre promoção e prevenção de saúde e envelhecimento; projeto de caminhada e interação interpessoal, entre outros. 
Mais informações:(11)3761-0161rec.(Eulália)/(11)6989-3436/
E-mail: ana_geronto@yahoo.com.br/ana-reginalves@hotmail.com

ANA TEREZA BARUFI FRANCO

Graduada em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), 2010. Pós Graduada (Latu Senso) em Gestão de Saúde pela Universidade Anhanguera, 2012. Participou da VIII RPDA - Reunião de Pesquisadores em Doença de Alzheimer e Desordens Relacionadas - Departamento Científico de Neurologia Cognitiva e Envelhecimento, 2011; II Congresso do Instituto da Memória -  NUDEC (Núcleo de Envelhecimento Cerebral), 2011; 13ª Semana da Gerontologia: Longevidade, Moradia na Velhice e Políticas Públicas - Instituição: Pontifícia Universidade Católica - PUC/SP,2011; II Fórum de Geriatria / Cuidados Paliativos em Idosos - Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp - SP, Junho/2011; XVI Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia e X Jornada de Inverno da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia / Porto Alegre - RS, 2008; Workshop Primeiros Socorros aos Idosos - Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – USP, 2007. Possui publicações e apresentações de trabalhos: FRANCO, A.T. B; JÚNIOR, J. R. S. F. . Alzheimer Disease as a copper influency. In: VIII RPDA – Reunião de Pesquisadores em Doença de Alzheimer e Desordens Relacionadas, São Paulo. Dementia e Neuropsychologia, vol. 5, Suppl 2, October 2011; VIUDE, A. ; DEZEM, A. F. ; FRANCO, A. T. B. ; ALMEIDA, E. B. ; VALENTINI NETO, J. ; MASUDA, K. T. . O envelhecimento das mulheres nas prisões. In: XVI Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 2008, Porto Alegre. Geriatria e Gerontologia, 2008. 
Mais informações: (19) 3861-2422 / (19) 9270-6678 / E=mail: anatbfranco@yahoo.com.br

BARBARA GARBELOTTI PEPINO

Graduanda em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), 2012. Realizou pesquisa pela (CNPq), “Idoso renal crônico em hemodiálise: avaliação da qualidade de vida e do nível de esperança no período de 2009 a 2010 em uma unidade da Santa Casa de São Carlos, 2012. Atuou no projeto de extensão com o apoio da PROEX – UFSCar, “: Rastreamento de alterações cognitivas,funcionais e sintomas depressivos em idosos renais crônicos em hemodiálise e diálise peritoneal”, 2011;  Estagiou na Unidade Básica de Saúde “Dr. Lauro Corsi”, 2010;  Instituição de Longa Permanência para Idosos “Dona Helena Dornfeld,  2011; Hospital Escola Municipal “Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci”, 2011/12. Atualmente estagia na Unidade de Saúde da Família (USF) Astolpho Luiz do Prado, no municípiode São Carlos – SP e pesquisadora pela (FAPESP), “Programas de Capacitação para os cuidadores de idosos pertencentes à Categoria Brasileira de Ocupações (CBO).


CARINA SAYURI NAMBA
Graduada em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), 2009. Possui experiência profissional em Atendimento Domiciliar. Cargo: Gerontóloga/Cuidadora de Idoso - 2010-2012; Realizou Estágio Profissional em Portugal  no Núcleo de Investigação e Intervenção do Idoso da Escola Superior de Saúde de Bragança e na Espanha na A VEIGA - Complexo Terapêutico Gerontológico; Atualmente é Diretora da Quali Idade - Cuidados Gerontológicos. Empresa que oferece serviços e cuidados para a população idosa. (Site: www.qualiidade.com.br); Realizou atividades e estágios como:Estágio Curricular Integrado I: O Modelo Assistencial no Centro de Referência do Idoso (2007); Curso Pré-Congresso de Gerontologia: Fórum sobre instituições de longa permanência para idosos (2007); 5º Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia – GERP’2007;  Estágio Curricular Integrado II: O Cuidado do Idoso na Unidade Básica de Saúde, na Família e na Comunidade.  (2008);  Estágio Curricular Integrado III: Atenção à Saúde do Idoso em Centros de Referência da Área Social; XVI Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia – RS - Porto Alegre; Estágio Curricular Integrado IV: Assistência Ambulatorial e Domiciliária ao Idoso (2009); Estágio Curricular Integrado IV: Hospital Universitário da Universidade de São Paulo, HU/USP; 6º Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia – participação como co-autor do trabalho intitulado: “Idosas viúvas em um grupo focal: percepção do processo de viuvez, sentimento de solidão, enfrentamento e suas relações sociais”; Palestra The Joy of Caring (A Alegria de Cuidar) ministrada pelo Dr. Hunter “Patch” Adams;  Participação como rondonista do Projeto Rondon – Operação Nordeste/Sul – Paraíba; Estágio Curricular Integrado VI - Assistência ao Idoso em Instituições de Longa Permanência;  Gastos Catastróficos com Saúde no Brasil: Resultados do Estudo Funsalud/Fipe”; Integrante do movimento escoteiro desde 1996;  Grupo Cooper Cotia – 131; 2001 – Janeiro/Fevereiro - Paraná - Encontro Pan-americano dos escoteiros; 2006/2007 – Dezembro/Março – Japão – IKAI: Fábrica de autopeças; Cargo: Funcionária operacional; 2007/2008 – Dezembro/Março – Japão – Shiroki: Fábrica de autopeças; Cargo: Funcionária operacional;  2008 Trabalho voluntário no Festival do Japão; 2009 Dezembro – M.Officer. Cargo: vendedora (trabalho temporário). Mais informações: (011) 4701-1076, (011) 4259-1878, (011) 97327-7870 / E-mail: sayuri.namba@gmail.com / contato@qualiidade.com.br

CAROLINA BARRETA CAIO
Graduada em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), 2012. Estagiou em:  Centro de Referência do Idoso - Modelo Assistencial, (2009); Unidade Básica - O Cuidado do Idoso na , na Família e na Comunidade, (2009); Centros de Referência da Área Social - Atenção à Saúde do Idoso na área social, 2010; Assistência Ambulatorial e Domiciliária ao Idoso,(2010);Gestão Gerontológica Integrada e Gestão de Casos, (2011); Estágio Coordenadoria do Idoso: Secretaria de Participação e Parceria, (2012). Realizou serviço de voluntariado no Chinook Region Hospital: Lethbridge – Canadá – 3 meses; em ONG através da AIESEC/USP. Trabalho social sobre mulheres na Índia, Baroda – Índia – 1 mês; e foi membro do Centro Acadêmico de Gerontologia EACH/USP - Diretora da Atlética. Gestão Oscar Niemeyer 2010/11 – 1 ano. Participou do    Programa de Work and Travel – Ski Ober Gatlinburg Tennessee – EUA – 3 meses. Realizou Intercâmbio Cultural de High School em Lethbridge e Cremona – Canadá - 10 meses; e   Intercâmbio Acadêmico (Erasmus) – Masaryk University Brno – República Tcheca – 4 meses. Participou de Congressos: 2008) Congresso de Geriatria e Gerontologia em Porto Alegre - Brasil, (2008);  Congresso de Geriatria e Gerontologia em São Paulo - Brasil, (2009); Congresso de Geriatria e Gerontologia em Paris – França, (2009); Congresso de Gerontologia em Buenos Aires – Argentina, (2010); Congresso de Geriatria e Gerontologia em Santos - Brasil, (2011).
Mais Informações: (19) 8230-8736 email:  carolinacaio@hotmail.com


CAROLINA BERNARDES MAGALHÃES BAPTISTA
Graduada em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), 2012. Atua eventualmente como Auxiliar de escritório da Empresa AMB Engenharia; Estagiou no Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia, onde desenvolveu atividades de observação da  dinâmica e funcionamento do núcleo de convivência do Instituto, propôs atividades para os idosos que frequentavam o núcleo e gerenciou casos através do atendimento domiciliar; na Unidade Básica de Saúde Dr. Thérsio Ventura, acompanhou casos na Terapia Comunitária e educação  gerontológica; na  Morada Nova Luz, onde observou o gerenciamento do albergue, propôs  melhorias e incluiu atividades de entretenimento; no  Hospital Geral de São Mateus, realizou avaliação da fragilidade dos pacientes internados na clínica médica (enfermaria) e anamnese dos mesmos; no Residencial Israelita Albert Einstein, trabalhou com a sensibilização dos funcionários e capacitação, promoção de educação gerontológica e criação de atividades para diminuir o tempo ocioso dos idosos residentes. Foi monitora da disciplina Aspectos Socioculturais do Envelhecimento – 2011, onde auxiliava a docente na elaboração de trabalhos, avaliava os alunos e sanava dúvidas; monitora da Universidade Aberta à Terceira Idade (USP) – Oficina: Cinema e
Envelhecimento – 2011, onde orientava as discussões com os idosos a respeito de um tema retratado num filme; Participou de Eventos: VII Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia – Santos/SP, 2011;  Participação no XVII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia – Belo Horizonte/MG – Julho,  2010; seminários, simpósios e jornadas relacionadas a diversas áreas da Gerontologia; Realizou estágio Clínica Veterinária Drogavet – 2006, auxiliando nos procedimentos veterinários em geral. Mais informações: (19) 32571988 / Celular: (19) 92815047 /E-mail: carolina.bmbaptista@gmail.com


 BRUNA NAPOLI DE ALMEIDA
Graduada em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), 2012. Atuou na Empresa Júnior De Gerontologia da Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo com Coordenadora de Projetos; Realizou estágios no  Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia – O  Modelo Assistencial no Centro de Referência do Idoso, 2010; Unidade Básica de Saúde - O Cuidado do Idoso na UBS, na Família e na Comunidade , 2010;  Casa de Acolhida Morada São João - Gestão de Redes de Apoio e Gestão de Casos I , 2011; Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia - Gestão de Redes de Apoio e Gestão de Casos I ; 2011;  Residencial Israelita Albert Einsten - Gestão Gerontológica Integrada e Gestão de Casos II , 2012;  Hospital das Clínicas de São Paulo - Gestão Gerontológica Integrada e Gestão de Casos II , 2012; Realizou trabalho voluntário na Instituição de Longa Permanência para Idosos Dom José Gaspar  - oferecendo atividades lúdicas para idosos e realizando gestão de casos em idosos; Participou dos eventos: I Simpósio de Pesquisas Fenomenológicas da EACH-USP
-Integrante da Comissão Local, 2009; VI Simpósio“A Fenomenologia do cuidar” Instituto PsicoEthos -Integrante da Comissão Local, 2009; I Simpósio da Liga de Gerontologia da EACH-USP -Ministrou a palestra “Instituições e Associações para portadores da Doença de Parkinson”, 2011; Evento de comemoração ao Dia dos Avós, realizado pela ABG -Monitora das atividades socioeducativas e lúdicas para idosos, 2011; V Jornada de Gerontologia da EACH – USP - Ouvinte, 2012; V Jornada de Gerontologia da EACH – USP - Apresentação de pôster – “O Gerontólogo como articulador de projetos: capacitando para o envelhecimento saudável”,2012.Maisinformações: (11)96438-3442/E-mail: bruna_napoli4@hotmail.com/
Lattes: currículo lattes disponível em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4335264P0

CRISTINA MARIA SIMÃO DE CAMARGO DE ALMEIDA
Tecnóloga em Gerontologia e Desenvolvimento Social pela Universidade Santa Cecília (2006), especialista em Gerontologia Clínica (2008), acadêmica em Arquitetura e Urbanismo (8º semestre). Fez parte do Conselho Municipal do Idoso de Santos como Conselheira e como Coordenadora da Câmara de Relações Públicas (2008/2009). Atualmente é professora da Universidade Santa Cecília no Curso de Pós Graduação em Gerontologia Clínica (2009/2010/2011). Faz parte do Comitê de Ética da Universidade Santa Cecília (2011/2012). Mais informações: http://lattes.cnpq.br/685873037419072


 DAMIANA APARECIDA DOS SANTOS
Graduada em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), 2013.  
Possui experiência profissional em  Laboratório de Biologia do Envelhecimento São Carlos, SP - Prática profissional na área de pesquisa, 2012; em Instituição de Longa Permanência para Idosos - ILPI /Dona Helena Dornfeld - São Carlos, SP, Prática profissional na área da gestão da velhice fragilizada (2011); Hospital - Escola Municipal - HEM - “Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci” São Carlos, SP, Prática profissional na área da gestão da velhice fragilizada (2011); Centro de Referência do Idoso – CRI  São Carlos, SP - Prática profissional na área da gestão da velhice saudável (2010); Realizou atividades de Treino Cognitivo e Envelhecimento, realizado na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, 2012; e Monitoria referente à disciplina Bases Biológicas do Envelhecimento do Departamento de Gerontologia - UFSCar, 2011; Participou de projetos como: Efeitos da cedrelona isolada de trichilia catigua sobre tumores prevalentes em idosos –bolsista. Iniciação Científica. Função: Bolsista – Fapesp. Área: Saúde Coletiva. Local: Laboratório de Biologia do Envelhecimento (LABEN) – Departamento de Gerontologia - UFSCar, São Carlos, SP. Período: maio/dezembro de 2012; Rastreamento de alterações cognitivas, funcionais e sintomas depressivos em idosos renais crônicos em hemodiálise e diálise peritoneal. Atividade de Extenção. Função: Bolsista – Proex. Área: Saúde Coletiva. Local: Santa Casa de Misericórdia de São Carlos. São Carlos, SP. Período: março/abril de 2012;  “Aplicação de atitudes to ageing questionnaire síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) envelhecimento, qualidade de vida”. Iniciação Científica. Função: Bolsista – CNPq. Área: Saúde Coletiva. Local: Centro Municipal de Especialidades - CEME, São Carlos, SP. Período: setembro de 2009/ julho de 2010; Idoso Renal Crônico em Hemodiálise: avaliação da qualidade de vida e do nível de esperança. Iniciação Científica. Função: voluntária. Área: Saúde Coletiva. Local: Santa Casa de Misericórdia de São Carlos. São Carlos, SP. Período: setembro de 2009/ julho de 2010. Mais informações: (16) 3251-3228/(16) 99637729
E-mail: damiana_aparecida@hotmail.com

DEBORA LEE VIANNA PAULO

Graduada em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), 2009. Especialista em NEUROLOGIA DO ADULTO / Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (2010); Realizou curso de Introdução à Programa de Treinamento da Memória – Faculdade de Saúde Pública da USP (2012); Curso Avaliação Geriátrica Global, no XVI Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 2008, no Centro de Eventos PUCRS, Porto Alegre – RS; Curso de Atualização em Demências no XIII Simpósio Internacional de Atualização em Psiquiatria Geriátrica 15 Anos de Atividades do PROTER (2009); Curso de Educação Continuada em Psiquiatria Clínica e Neurociências: Transtornos Mentais da Infância à Terceira Idade- módulo: Escalas e Testes de Avaliação em Psiquiatria, Psicofarmacologia e Neuropsicologia, (2009); Curso de Educação Continuada em Psiquiatria Clínica e Neurociências: Transtornos Mentais da Infância à Terceira Idade- módulo: Demência e Depressão em Idosos, (2009); Ministrou oficinas de memória para idosos saudáveis na Universidade Aberta à Terceira Idade – UnATI- USP; e Oficina de memória para os idosos freqüentadores do Centro de Referência da Cidadania do Idoso – CRECI@, da Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de São Paulo. Realizou Estimulação Cognitiva e Funcional para Idosos com Comprometimento Cognitivo Leve e Doença de Alzheimer, no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas – IPqHCFMUSP, projeto ganhador do Prêmio do Banco Real Talentos da Maturidade 2008, na categoria Programa Exemplar; Atuou como voluntária no recrutamento e coleta de dados cognitivos dos idosos participantes do Projeto FIBRA- Fragilidade de Idosos Brasileiros, um estudo multicêntrico, financiado pelo Conselho Nacional Científico e Tecnológico (CNPq); Monitorou  disciplinas regulares da graduação em Gerontologia da USP; Foi voluntária da linha de pesquisa “Neuropsicologia do Envelhecimento” do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Gerontologia (NEPEG) da Universidade de São Paulo; Trabalhou como técnica em gerontologia no Centro de Referência da Cidadania do Idoso – CRECI@, da Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de São Paulo. Publicou artigos: Artigos publicados: Elderly Individuals with Diabetes: Adding Cognitive Training to Psychoeducational Intervention Link: http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03601277.2010.544575; Treino cognitivo para idosos baseado em estratégias de categorização e cálculos semelhantes a tarefas do cotidiano Link: http://revista.unati.uerj.br/pdf/rbgg/v14n1/v14n1a08.pdf; Queixas de memória de idosos e sua relação com escolaridade, desempenho cognitivo e sintomas de depressão e ansiedade Link: http://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/vol37/n1/pdf/40.pdf; Effects of cognitive training based on metamemory and mental images Link: http://www.demneuropsy.com.br/imageBank/PDF/v4n2a07.pdf.
Mais informações: (19) 3441-3494 / (19) 3453-4472 / (11)8057-0513/E-mail: deboraleevp@yahoo.com.br /Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5325634316558194


DÉBORA REGINA GARCIA
Enfermeira/Gerontóloga – Pós Graduação Lato Sensu – especialização - em Gerontologia Social, Área do conhecimento: Ciências da Saúde- Saúde Coletiva, 2015, Universidade Cruzeiro do Sul.
Trabalhou como Responsável Técnica de forma integrada, interdisciplinar e multidisciplinar. Teve a oportunidade de por em prática conhecimentos teóricos de forma processual na gestão administrativa. Gestão de equipe enfermagem e cuidador de idosos. Gestão assistencial – direcionada nas principais doenças que tingem a terceira idade, desenhando ferramenta de forma segura na promoção, prevenção, reinserção social da pessoa idosa. Participação ativa em reuniões: internas com equipe multidisciplinar, monitoramento mensal com Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, reunião com Centro de Referência Especializado de Assistência Social, com as Instituições de Longa Permanência para Idosos, reunião do Grupo de Instituições de Longa Permanência para Idosos. Participação e colaboração aos projetos sociais, sempre buscando atender os objetivos da empresa com resultado efetivo.
Contato: cel. (11) 952210081-  garcia.regina2018@gmail.com


DIRCE  ENCARNACION TAVARES
Pós-doutora em  Educação: Currículo, GEPI - Grupo de Estudos Interdisciplinares – PUC , pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2009; Doutora em  Educação: Currículo, Tese:“A presença do aluno idoso no currículo contemporâneo – Uma leitura interdisciplinaridade”, pela PUC - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2008; Doutora em  Educação, Comunicação e Administração – Tese: “Ensino Superior Identidade – Histórias de Vida de universitários com mais de 60 anos”, Universidade São Marcos, 2004;  Mestre em Educação - Dissertação: “Da não identidade da Didática à identidade pessoal”, pela  PUC/SP, 1991; Especialização Lato Senso em Psicopedagogia – Faculdades Severino Pena – Vassouras - RJ – 1996-1997; Especialização em Gerontologia Social – Faculdade de Medicina da USP - 1999; Graduada em Pedagogia, da F.F.C.L. - . Especialização em Administração Escolar e Supervisão EscolarTibiriçá, 1985; Sua linha de trabalho e atuação é  Didática do Ensino Superior; Metodologia de Pesquisa; Currículo e Ensino; Cidadania e Políticas de Ensino; Ministrou cursos: Pré-construção, elaboração e apresentação de trabalhos científicos, para médicos e enfermeiros do Hospital Santa Catarina, pelo SENAC/ SP, 2012; e Palestra sobre Conhecimento Científico – Diferencial e Base para atuação Profissional - Debate com prof. Fábio Medeiros, na Faculdade Paschoal Dantas, 2012; Participação no XVII Congresso da AMSE/UNESCO - Escuela de Ciências de la Educación, sobre: Historia oral – La mirada interdisciplinar e intergeracional para la revisión del pasado y comprensión del futuro”, Reims – França, 2012.  Foi Professora da Terceira Idade, da UNISANTANA. Atualmente atua como Coordenadora dos Cursos de Lato-Sensu: Psicopedagogia Clínica e Familiar e Didática do Ensino Superior, no UNASP – Centro Universitário Adventista – São Paulo. (1987-2008); Atualmente trabalha como diretora do CEFOR – Centro de Formação Profissional da Cruz Vermelha de São Paulo, (2007-2012); Atua também como Coordenadora da Faculdade de Pedagogia Paschoal Dantas, Itaquera-SP; É Pesquisadora do GEPI, na PUC/SP;  da Uniítalo – Linha: Interdisciplinaridade – Assunto: Psicosociogerontologia, e Professora de pós-graduação em Didática do Ensino Superior e Metodologia da Pesquisa, no Centro Universitário UNIITALO.
Mais Informações: (11) 9294-7314/9777-6698/(11) 5511-4385 /E-MAIL: dircetav@uol.com.br


EDUARDO MOREIRA DE OLIVEIRA 
Graduado em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), 2010. Possui experiência com estimulação cognitiva em idosos com doença de Alzheimer, pelo Instituto de Psiquiatria da USP – Hospital-Dia Geriátrico. É capacitado para realizar estimulação cognitiva em idosos com doença de Alzheimer pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de SP e pelo Instituto de Saúde e Educação Pinus Longaeva. Atuou, na pesquisa básica, tendo como principais atividades: treinos cognitivos aversivos e prazerosos em camundongos, testes comportamentais e de memória, análise bioquímica de córtex e hipocampo. Participou de pesquisa de caráter multicêntrico e epidemiológico, recrutamento de idosos em seus domicílios e coletando dados sociodemográficos, antropométricos, de saúde e cognição (Rede FIBRA). Estagiou no Centro de Referência do Idoso (CRI), Unidade Básica de Saúde (Acompanhamento dos idosos assistidos pelo Programa de Saúde da Família), Núcleo de Convivência para Idosos (Desenvolvimento de uma peça teatral com os idosos para desenvolver habilidades manuais de confecção, e resgate de história de vida), Instituto de Psiquiatria da USP (Acompanhamento da rotina profissional dos profissionais de diferentes áreas), Unidade de Referência à Saúde do Idoso (Acompanhamento de casos de idosos com demandas variadas), Instituição de Longa Permanência para Idosos (Atualização do banco de dados, informatização dos prontuários, conscientização ambiental de empresas no entorno da ILPI). Já integrou Grupo de Pesquisas em Neurofarmacologia – Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – 2009-2010, Núcleo de Estudos em Biociência – EACH USP – 2009-2010, Grupo Multidisciplinar de Desenvolvimento e Ritmos biológicos – EACH USP – 2008-2009. Atualmente é integrante do Núcleo de Estudos do Envelhecimento Cognitivo – EACH USP, coordenado pela profª Drª Mônica Yassuda.Atualmente está envolvido em treino de memória e estimulação cognitiva para idosos com doença de Alzheimer. 
Mais informações:(11) 8772-3945, E-mail: eduardomorol@hotmail.com
ELIANA CADENAZZI
Graduada em Gerontologia pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA), 2008. Pós Graduanda (Lato Sensu) em Gerontologia Integrativa - UNISANTA (Universidade Santa Cecília), cursando. Estagiou no Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia do Estado de São Paulo (IPGG ), 2010. Realizou Aperfeiçoamento Continuado no Tratamento do Acidente Vascular Cerebral - Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares/Santo - SP, 2011. Capacitação e Treinamento do Programa Agita São Paulo - Departamento Regional de Saúde IV – Baixada Santista, 2011. Participou do XXIII Curso de Cuidadores da Pessoa Idosa – Secretaria Municipal de Saúde de Santos, 2010. Oficina Estadual de Osteoporose, Quedas e Fraturas do SUS/SP –Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, 2010. Curso de Auriculoterapia – CEATA (Centro de Estudos de Acupuntura e Terapias Alternativas), 2005. Extensão à “Fitoterapia Clínica” pela Universidade Santa Cecília  (UNISANTA), 2004. Formação de Terapeuta Floral pela Gaya Mystica’s - Praia Grande/SP, 2002. Recebeu o Título de Cidadã Mongaguaense, pelo desempenho prestado aos munícipes idosos. Camâra Municipal de Mongaguá, indicada pela Vereadora Aida dos Santos Ferreira de Almeida, 2011. 2011 – Ministrou Palestras abordando o tema “Violencia contra o Idoso” na EMEIEF Vereador José Carlos de Freitas / Mongaguá – SP, 2011;  o tema  “Finitude” no Hospital e Maternidade Doutor Adoniran Correia Campos / Mongaguá – SP, 2011; o tema “Violencia contra o Idoso” com no Centro Paula Souza - ETEC Adolpho Berezin/Mongaguá – SP, 2010;  tema “Violencia contra o Idoso” no Centro Cultural Raul Cortez / Mongaguá – SP, 2010; e o tema “Terapia do Idoso” no Centro Paula Souza - ETEC Adolpho Berezin / Mongaguá – SP, 2006. Participou do Seminário “O que são cuidados paliativos?” - Câmara Municipal de São Paulo, 2011; Seminário de Alcoólicos Anônimos - AA Unidade Serviço Recuperação, Centro Cultural Raul Cortez /Mongaguá – SP, 2011; III Ciclo de Conferências da Defensoria Pública do Estado de São Paulo na Universidade Santa Cecília(UNISANTA),Santo/SP, 2011; I Seminário de Saúde Mental sob a ótica Médico - Espírita pela Associação Médico Espírita de Santos na Universidade Santa Cecília(UNISANTA),Santos/SP; I Fórum Metropolitano do Idoso -Sesc Santos, Santos /SP, 2010; I Seminário Futuridade - Plano Estadual da Pessoa Idosa e Governo do estado de São Paulo – São Paulo, 2010;  Videoconferência - Geriatria e Gerontologia / Dr. Kalache, Departamento Regional de Saúde - Baixada Santista/ REGIONAL, 2010;  Videoconferência - Memória, Depressão e Demência em pessoas idosas, Departamento Regional de Saúde - Baixada Santista/REGIONAL, 2010;  Videoconferência - Polifarmácia e Saúde Bucal, Departamento Regional de Saúde - Baixada Santista/REGIONAL, 2010;  Videoconferência - Violência e ILPI, Departamento Regional de Saúde - Baixada Santista/REGIONAL, 2010; Videoconferência - Instrumentos de  avaliação de Equlibrio e Marcha, Atividade Física e Quedas, Departamento Regional de Saúde - Baixada Santista/REGIONAL, 2010; Videoconferência - Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, Departamento Regional de Saúde  - Baixada Santista/REGIONAL, 2010; Ciclo de Palestras em Gerontologia,  Universidade Santa Cecília(UNISANTA)/REGIONAL, 2006. Atualmente é Gerontóloga na Unidade de Saúde da Família (USF) pela Diretoria Municipal de Saúde da cidade de Mongaguá. 
Mais informações: (13) 91284390 / (13) 34484331/ E-mail: leecadenazzi@hotmail.com

FERNANDO HENRIQUE DE LARA MARQUES

Graduado em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), 2012. Estagiou no Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) José Ermírio de Moraes (Antigo CRI Leste) - Criação de uma apostila de educação gerontológica junto ao Telecentro, 2009; Unidade Básica de Saúde Thérsio Ventura - Atuação junto às Agentes Comunitárias de saúde do Programa Saúde da Família, criação de um Guia de apoio às Agentes, 2009; Núcleo de Convivência de Idosos Alegria de Viver -  Criação de um livro com histórias dos idosos que frequentavam o Núcleo à época, 2010; Unidade de Referência em Saúde do Idoso/Unidade Moóca - Visitas domiciliares junto com as acompanhantes de idosos do Programa de Acompanhantes de Idosos. Atendimento gerontológico na própria unidade com aplicação inicial do Plano de Atenção Gerontológica (PAGe), 2010; A Mão Branca (Associação de Amparo aos Idosos) - Acompanhamento da dinâmica da ILPI. Realização de uma intervenção com vistas à maior aderência dos idosos às atividades disponíveis na instituição. 2011; Hospital Geral de São Mateus - Acompanhamento de casos de idosos internados na clínica médica. Estudo dos casos e elaboração de possíveis intervenções gerontológicas. Elaboração de um mapa conceitual gerontológico, 2011. Realizou o Curso introdutório à Liga de Geriatria e Gerontologia da Faculdade de Medicina da USP (Instituto de Psiquiatria da USP, 2010); Foi membro da Comissão Organizadora da II Jornada de Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH – USP, 2009); Participou como ouvinte da III e IV Jornadas de Gerontologia da EACH – USP (EACH –USP, 2010 e 2011, respectivamente); Foi palestrante do curso de formação de voluntários da Mocidade Espírita da Aliança Espírita Evangélica, 2010 e 2011Realiza trabalho voluntário com jovens espíritas todos os sábados desde 2006; Recebeu menção honrosa na 2ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas, 2006.
Mais informações: (11) 6462-5922 / E-mailfernandohlmarques@gmail.com

FERNANDA ACQUATI
Pós Graduada do em Administração de Negócios, Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2012; Graduada em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP); Exerce a função de Auxiliar Administrativo, na BM&FBOVESPA, onde atua em Gestão dos processos de viagens da companhia, emissão de pagamentos, análise de despesas da área e outras atividades administrativas; Estagiou na Prefeitura do Município de São Paulo, Atendendo  pessoas idosas no esclarecimento sobre seus Direitos previstos pelo Estatuto do Idoso e colaboração na realização de oficinas, 2009;  no Residencial Lareira , desenvolvendo e implementando  projetos de micro-gestão gerontológica, Gestão de ILPI privada, em diversos âmbitos (Administração, gestão de pessoas e cuidados/atenção), 2009; no Instituto de Psiquiatria/HC/FMUSP – Grupo de Atenção ao Cuidador do Centro de Reabilitação e Hospital-Dia, como Aprendiz, onde atuava no desenvolvimento e prática de atividades com cuidadores de idosos portadores
da Doença de Alzheimer e Comprometimento Cognitivo Leve, Desenvolvimento de pesquisa relacionada ao tema, 2007-2009.
Mais informações: (11) 97377-0660 / e-mail: fefafe@gmail.com

FLÁVIA PASTI DE OLIVEIRA
Pós-graduanda em Ciências Forenses pela Faculdade Oswaldo Cruz. Graduada em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), 2011. Estagiou no Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) José Ermírio de Moraes; em Unidade Básica de Saúde, na Família e na Comunidade - Centro de Saúde-Escola Samuel Pessoa FMUSP/Butantã;  em Centros de Referência da Área Social – Igreja Metodista Projeto Samuel Rangel; Assistência Ambulatorial e Domiciliária ao Idoso – URSI Pinheiros; Hospital Universitário (HU); Residencial Israelita Albert Einstein.
Mais informações: (11) 2953-8629 / (11) 8677-7245 / E-mail: flavia.pasti@hotmail.com

FLÁVIA YARA ALVES BARBOZA
Mestranda em Ciências da Saúde pela UNIFESP; Especialista em Gerontologia Clinica pela UNISANTA e Politicas Públicas pela UNISANTOS; Graduada em Tecnólogo em Gerontologia e Desenvolvimento Social pela Universidade Santa Cecilia (UNISANTA/2006). Técnica de Enfermagem pela Skin Line; Professora convidada na Universidade Federal de São Paulo e Associação S.O.S - Idosos, Professora na Pós Graduação em Gerontologia Integrativa- UNISANTA, atuando principalmente nos seguintes temas: Envelhecimento, Alzheimer, Parkinson e Politicas Públicas através de palestras, consultorias e aulas, tanto na rede pública quanto privada. Realizou trabalho voluntário na Associação Parkinson da Baixada Santista- LOTUS (2008-2011), onde desenvolvia oficinas de memória para os as pessoas afetadas pela doença de Parkinson e seus cuidadores, contribuindo para a integração social melhorando a qualidade de vida os frequentadores; Atuou no Conselho Municipal do Idoso de Santos  como Vice- Presidente (2009-2011);  Na Universidade Santa Cecilia, (UNISANTA, 2003-2012) atua em  Conselhos, Comissões e Consultoria, é Integrante do Comitê de Ética da Universidade; Publicou: - Capítulo de livro: Sarcopenia e Osteopenia. In: Carlos Alberto Moraes. (Org.) - Cartilha do Idoso da Liga de Gerontologia da Unisanta (2005); - Textos em jornais de notícias/revistas: A Tribuna. Grupo e o Desafio da Flor de Lotus (Santos,2010); Expresso Popular. O desafio de viver nas cidades (Santos, 2010); Vilas Boas-Vale . As expectativas profissionais dos alunos. Revista Kairós - Gerontologia (São Paulo,2009); Como escolher uma casa de repouso. A TRIBUNA, Santos;  O respeito ao idoso deveria ser natural. Primeira impressão, Santos; Desrespeito aos Idosos. A Tribuna, Santos; Gerontologia. Em condomínios - Gonzaga/Pompeia, Santos;  Publicou trabalhos em anais de eventos: Vilas Boas ; Vale . As Expectativas profissionais dos allunos universitarios na maturidade. In: 1º Congreso Internacional de Carreras de Grado y Pregrado de Gerontologia., 2010, Argentina. 1º Congreso Internacional de Carreras de Grado y Pregrado de Gerontologia.. Buenos Aires,
Argentina : Universidad Maimónides- Editorial Cientifica y Literartura, 2010. v. 01. p. 325-329.; BARBOZA, F.Y.A.; Batista FS ; Gomes GAO ; Guariento ME; D'Elboux MJ; NERI AL . Relação entre força muscular e independencia funcionalem idosos com criterios de fragilidade. In: 7º Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia, 2011, Santos. GERP 2011, 2011; BARBOZA, F.Y.A.; Batista FS; D'Elboux MJ; Gomes GAO; Guariento ME; Maria Helena; NERI AL. Força muscular: relação entre sexo, idade e criterios de fragilidade em idosos ambulatoriais. In: 7º Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia, 2011, Santos. GERP 2011,2011. Apresentou trabalho:BARBOZA, F.Y.A.. Os 5 is da Geriatria. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio); Publicação em site: BARBOZA, F.Y.A.. Pensar no futuro 2006 (Site); Atuou como palestrante/publicação: BARBOZA, F.Y.A..Curso de Cuidadores de Idoss. (2011);  BARBOZA, F.Y.A.. Curso de Cuidadores - SOS Idosos (2010)BARBOZA, F.Y.A.. Experiencia dos Projetos da Prefeitura de Santos para Idosos. 2010. (VI Jornada de Gerontologia); BARBOZA, F.Y.A. . O Papel do Conselho Municipal do Idoso. 2009. (Palestra); Publicou artigos: BARBOZA, F.Y.A.. Auto-percepção do envelheciemnto em crianças, adolescentes e adultos(2005);  BARBOZA, F. Y. A. ; BENETI, N. A. ; Cristina ; Carlos ; Ezilda . Atividade de pesquisa de campo dos alunos de gerontologia e as consepções do significado "velho e velhice" no relato dos alunos de 1ª a 8ª series das escolas Pedro II e Maria Auxiliadora. (2005); BARBOZA, F.Y.A.; Cristina ; BENETI, N. A. ; Ezilda . Estudo da satisfação global com a vida em sujeitos independentes funcionais (2005); BARBOZA, F.Y.A.; BENETI, N.A.; Cristina ; Ezilda . Análise gerontológica dos desenhos realizados por um gruupo de crianças e jovens de duas escolas publicas de Santos(2005); BARBOZA, F.Y.A.; BENETI, N. A. ; Maria Helena ; Silvia . Analise da auto-avaliação da independencia funcional em um grupo de idosos (2005); Participação em banca de Rosa Amélia Silva Pereira. Mal de Alzheimer: A experiência de uma Cuidadora. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fac. de. tecnol.em. Gerontologia e Des. Soc.) - Universidade Santa Cecilia;  Participou de eventos: 7ºCongresso Paulista de Geriatria e Gerontologia. 2011; VII Simpósio Integrado de Enfermagem - Hospital Guilherme Alvaro.Os 5 is da Geriatria. 2011; IV Jornada de Gerontologia EACH - USP- II Encontro Estadual de Estudantes e Bacharéis em Gerontologia: O Gerontologo nas Politicas Publicas.II Encontro Estadual de Estudantes e Bacharéis em Gerontologia:. 2011; 9º Fórum de Ética em Pesquisa Clinica. 2011; 1º Congreso Internacional de Carreras de Grado y Pregrado de Gerontologia.. 2010; III-Encontrp Nacional de Comites de Ètica em Pesquisa- CEPs. 2010; VI Jornada de Gerontologia.Experiencia dos projetos da Prefeitura de Santos para idosos. 2010; XII- Conferência Estadual do Idoso. 2009; I Capacitação para notificação "Santos e a Cultura da Não-Violência". 2008; XI- Conferência Estadual do Idoso. 2008; 104 - anos da Casa do Sol."Idosos". 2008; GERP-2007 5º Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia. 2007; IV Jornada de Gerontologia da Unisanta-Curso de Psicogerontologia. 2007;II- Ciclo de Palestras em Gerontologia.Instituições e Oganizações Não- Governamentais. 2006; III Ciclo de Palestras em Gerontologia da LigSanta. 2006; II Ciclo de Palestras em Gerontologia da LigSanta. 2006; Que Conselhos Queremos?.. 2005; IV Treinamento educativo de Voluntarios  do Programa Vida Saudável. 2005; Curso de Capacitação para a Cidadania -Atenção e Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa. 2005; II Jornada de Gerontologia da Liga UNISANTA. 2005; I Ciclo de Palestras da Ligsanta. 2005; Organizou e participou de eventos como: VII- Conferência Municipal do Idoso de Santos. 2009;  Semana do Idoso.. 2007; VI- Jornada de Geropntologia, promovida pelo Curso de Fisioterapia e Pós Graduação em Gerontologia Clínica da Universidade Santa Cecilia-"Experiência dos projetos da Prefeitura de Santos para Idosos", 2010; Espaço Conviver Caiçara/ Praia Grande "A Função da Gerontologia em relação ao Idoso" e "A Depressão e a Terceira Idade", 2008; II Ciclo de Palestras em Gerontologia, promovido pela LigSanta - Coordenou a Mesa Redonda "Instituições e Organizações não Governamentais", 2006; Treinamento em Planejamento e Monitoramento Participativo, promovido pelo programa CommDev do International Finance Corporation e financiamento do Global Opportunities do Governo Britânico, 2008.
Mais informações: E-mail: flayara9@yahoo.com.br/flayara@uol.com.br/

GABRIELA DE CARVALHO
Graduada em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), 2011.Atua como Trainee pela empresa Via Gutenberg, estagiou no Centro de Referência do Idoso da Zona Norte de São Paulo (2009); Unidade básica de saúde Vila Nova São Miguel (2009); Núcleo de convivência para idosos Irmã Idelfranca (2010); Unidade de Referência a Saúde do Idoso- Unidade Pinheiros (2010);  Residencial Israelita Albert Einstein (2011); Hospital Universitário – USP (2011). É membro da AIESEC – FEA / USP – Relações Externas – 2012. Realizou curso de administração hospitalar – InCor -2011, foi bolsista do  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico com a pesquisa: Avaliação da qualidade de vida em idosas com câncer de mama submetidas a tratamento quimioterápico: Revisão bibliográfica de 1999 – 2009 e bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico com a pesquisa: A qualidade de vida de mulheres portadoras de câncer de mama. Participou como diretora de Comunicação da Empresa Júnior de Gerontologia – EACH/USP –Gestão: 2010-2011;  diretora de Eventos da Liga de Gerontologia – EACH -USP – Gestão: 2010 –2011; Trainee da diretoria de empreendedorismo social do Núcleo de Empresas Juniores da EACH – USP (Núcleo EACH Jr.);  7º Congresso de Geriatria e Gerontologia (2011) - Apresentação de pôster: “Avaliação da qualidade de vida em idosas com câncer de mama submetidas a tratamento quimioterápico”. Participou da organização do evento global realizado na EACH – USP (TEDx USP Leste) – (2011). Principais atividades: Stakeholder e Coacher;  19º Simpósio Internacional de Iniciação Científica (2011) - Apresentação do pôster: “Influência da Quimioterapia na Qualidade de Vida de Mulheres Portadoras de Câncer de Mama”;  Comissão organizadora da IV Jornada de Gerontologia EACH - USP e II Encontro Estadual de Estudantes e Bacharéis em Gerontologia (2011); Comissão organizadora da III Jornada de Gerontologia EACH -USP e I Encontro Estadual de Estudantes e Bacharéis em Gerontologia (2010); Comissão organizadora do III Telesimpósio das Ligas de Geriatria e Gerontologia (2010); Monitora na oficina Oldnet – “Encontro de gerações e informática” da UNATI –EACH/ USP – 2009 -2010; Participante do 3º Encontro Estadual da terceira Idade do SESI /SP - 2009; Voluntária na Escola Estadual Michel Antonio Alem – Rio Claro/ SP -2004 -2007. 
Mais informações: 11-960729190 / E-mail: gabriela2.carvalho@usp.br

GIOVANNA ANTUNES CABRERA

Graduanda em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), (Previsão de Conclusão - 2013). Possui qualificação em: Curso de Estimulação Cognitiva (2012); Curso de Dança Sênior; Curso de Contador de Histórias – Instituto História Viva; Iniciação Científica Ensinar com pesquisa - Gerenciamento de leitos:possibilidades para a obtenção de gastos de idosos internados em Hospital de Ensino(2011); Realizou estágios no Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG): Ênfase em gestão da Informação, 2010;  Unidade Básica de Saúde Jardim Popular (2010); Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia - Atendimento domiciliar voltado para gestão de casos, 2011; Albergue Morada Nova Luz, 2011;  Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; 2012; Intercâmbio por seis meses de estudos no curso de Gerontologia Social do Instituto Politécnico de Coimbra - Portugal; Foi monitora na área de Gerontologia no programa  Idosos OnLine da Universidade Aberta à Terceira Idade – UnATI (2010) e n disciplina “O Cuidado Gerontológico” (2011); Atuou na Empresa Júnior de Gerontologia como trainee Administrativo ; Coordenadora de Eventos,  e Diretora de Eventos (2011 a atual). Mais informações: celular (11) 9 6961-1194 / E-mail: giovanna.cabrera@usp.br

GIOVANA DE OLIVEIRA PADULA 

Bacharel em Gerontologia (2009-2012) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Atuação Profissional na Fundação Educacional São Carlos -  Prática profissional na área de gestão e educação c/ idosos independentes e semi-dependentes. (Mar/2012- Dez/2012), Instituição de Longa Permanência para Idosos - ILPI Dna. Helena Dornfeld - Prática profissional na área da gestão da velhice fragilizada (2011/90hrs). Hospital-Escola Municipal-HEM - Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci” - Prática profissional na área da gestão da velhice fragilizada (2011/90hrs); Unidade Básica de Saúde Dr. Lauro Corsi - Prática profissional na área da gestão da velhice saudável (2010/180hrs). Intercâmbio por um mês par estudo de língua inglesa na escola Eurocentres no periodo de um mês.Formação complementar Informática: Conhecimentos básicos de Microsoft Office (Word, Excel, Power Point);Línguas: Inglês fluente; Centro acadêmico: Tesoureira no Centro acadêmico de Gerontologia no período de 2009-2010;Projetos: 1. Rastreamento de alterações cognitivas e sintomas depressivos em idosos renais crônicos em hemodiálise. Atividade de Extensão. Função: voluntária: Área: Saúde e Terceira Idade. Local: Santa Casa de Misericórdia de São Carlos. São Carlos, SP. Período: 2010/200hs;2.Aspectos jurídicos do envelhecimento. Produção literária das alunas de Gerontologia- Ufscar. São Carlos-SP Ano 2009; 3.Políticas públicas para a saúde bucal do idoso. Apresentação de trabalho de conclusão de curso. São Carlos, SP. Ano 2012; 4. Caminhada orientada. Atividade de Extensão. Função: voluntária: Área: Saúde e Terceira Idade. Local: Universidade Federal de São Carlos.Período: Abril de 2013 - em andamento. Mais informações:Fones: (16) 91866832 /E-mail: giovana.padula@bol.com.br.

GLAUCIA MARTINS DE OLIVEIRA
Graduanda em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), (Previsão de Conclusão - 2013). Participou do estudo Educação Permanente: Benefícios da Universidade Aberta à Terceira Idade, pesquisa conduzida pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa em Gerontologia Educacional na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (NEPGE EACH-USP), 2010. Foi Monitora da Oficina Idosos Online pela UnATI - Universidade Aberta à Terceira Idade 2010, e na Oficina de Memória pela UnATI - Universidade Aberta à Terceira Idade. Bolsista de Iniciação Científica em Previsão (metamemória) x Desempenho cognitivo em idosos. Orientadora: Profª Dra Mônica Sanches Yassuda, 2011. Participou da Palestra “Patologias Cardiológicas” - Centro de Referência do Idoso/Secretaria Municipal de Assistência Social - CROPH, 2011. Monitorou  Atividades sócioeducativas e lúdicas para idosos, em  comemoração ao Dia dos Avós, realizado pela ABG/Instituição Social Dom José Gaspar. Foi monitora da Atividade Educativa: como manter a memória saudável e das aulas introdutórias sobre Doença de Alzheimer pela UnATI - Universidade Aberta à Terceira Idade (EACH-USP). Participou no III Simpósio de Pesquisas Qualitativas EACH-USP e VII Simpósio “ A Fenomenologia do Cuidar” do Instituto PsicoEthos, com o tema “Entre a vida e a morte: o cuidado humano na sua integralidade”, 2011, EACH - USP/ PsicoEthos. Participação e exposição de trabalho, e certificação de menção honrosa na pesquisa: Previsão (metamemória) x Desempenho cognitivo em idosos na IV Jornada de Gerontologia EACH- USP e II Encontro Estadual de Estudantes e Bacharéis de Gerontologia, 2011. 
Mais informações: (11) 2035-3759 / (11) 8336-8842 / E-mail: glaucia3101@gmail.com

HELOÍSA ALMEIDA RODRIGUES 
Graduada em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), 2010. Estagiou no Centro de Referência do Idoso da Zona Norte (2008); Unidade Básica de Saúde da Vila Jacuí (2008); Centro de Referência de Assistência Social - Núcleo de Convivência Alegria de Viver (2009); Unidade de Referência de Saúde do Idoso – Mooca (2009); Hospital das Clínicas de São Paulo (2010); Instituição de Longa Permanência – Lar Santo Alberto. Foi palestrante no Programa Acompanhante de Idosos (PAI) – Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto (2009). Participou como voluntária na monitoria do II Curso de difusão para cuidadores de idosos EACH/USP (2009) , Projeto FIBRA - Fragilidade de Idosos Brasileiros. (2009) e Instituto de Economias em Desenvolvimento (IDE-JETRO), Japão. Atualmente, é uma das proprietárias da CAGER (Cuidado e Acompanhamento Gerontológico), atuando no atendimento e acompanhamento de idosos em domicílio e capacitação de cuidadores. Ainda, ocupa posto efetivo: atendimento a pessoa física com ênfase em crédito pessoal e previdência privada, no Banco do Brasil. Mais informações:(11)2051-5501/64334433/E-mail:helo.rodrigues@usp.br;/ heloisa.arodrigues@gmail.com

ISRAEL  FREDERICO GUMS JACINTHO

Pós-graduado em Gerontologia, pelo Hospital Albert Einstein, 2012; Graduado em Gerontologia e Desenvolvimento Social pela Universidade Santa Cecilia, (UNISANTA, 2006); Atuou  em Instituição de Longa Permanência "Clínica de Repouso Cellula Mater", como presidente/diretor, onde realizava atividades de admissão e cuidados de idosos em instituição de longa permanência, coordenação e treinamento de pessoal, atendimento pré-hospitalar, Home-Care, Centro-dia, gestão de atividades e Cuidados paliativos, responsável pelo projeto e implantação de processos pertinentes a área do envelhecimento humano;  Realizou os seguintes cursos: Curso de socorrista Emergency Care and Safety Institute, endossado pela ACEP - American College of Emergency Physicians (2006); Curso Complementar em atualização em feridas (2010); Diversos cursos e congressos complementares de atualização de geriatria e Gerontologia (2011).
Mais Informações:  (47) 9632-1544 / 3370-9343/ E-mail: fgums23@gmail.com

IZABELA PEREIRA VATANABE

Graduanda em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR); . Bolsista do Projeto de Extensão – PROEX e Iniciação Científica – FAPESP; Realizou estágio na Santa Casa de São Carlos, onde desenvolveu seu projeto de pesquisa com o projeto de extensão- PROEX-UFScar e parceria com o Serviço de Nefrologia de São Carlos-SP, onde fez  rastreamento de alterações cognitivas e sintomas depressivos em idosos renais crônicos em hemodiálise; na Unidade Básica de Saúde – Dr Lauro Corsi, onde realizou atividades de Diagnóstico Organizacional, do módulo Idoso e do módulo do Suporte Social,  Avaliação Gerontológica dos idosos e atividades de Gestão em Gerontologia, construção do Plano de Gestão em Gerontologia, baseado nas atividades desenvolvidas durante o estágio curricular; no Hospital Escola de São Carlos, com estudo de Casos reais, preparação de um plano de ação gerontológica e implementação das ações propostas de melhoria da qualidade do idoso assistido; no Abrigo de Idosos Dona Helena Dornfeld, com a realização do Diagnóstico Organizacional do módulo idoso e suporte social, Avaliação multidimensional do idoso e aplicação de instrumentos de rastreio cognitivo, Desenvolvimento de atividades de estimulação integração e interação social; no  CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social, na Divisão de Políticas e Atendimento ao Idoso e a Pessoa com Deficiência, fazendo levantamentos e análise de dados referentes a registros de violência e maus- tratos contra a pessoa idosa, do CREAS , São Carlos –SP, além de visita domiciliar para averiguação e análise específica de cada caso denunciado e encaminhamentos pertinentes a cada caso; no Conselho Municipal do Idoso, participando nas reuniões com os conselheiros, na ampliação da divulgação sobre serviços oferecidos pelo serviço junto a Comissão de Informação e Comunicação, Ampliação da contextualização a cerca do envelhecimento e dos fatores de agressão e maus- tratos contra a pessoa idosa, através de vídeo à população e auxilio no diagnóstico das Instituições que ofertam serviços à população idosa, conhecendo sua rede de suporte social, parcerias, estrutura e serviços, de modo a contribuir com seu funcionamento adequado; no CREAS -Centro de Referência Especializado em Assistência Social, com o projeto Iniciação Científica- com apoio FAPESP e parceria com o CREAS, São Carlos – SP,trabalhando com a identificação e analise junto às denúncias registradas no serviço, os dados relacionados a reincidência de violência contra o idoso e produção de um material intitulado de “Violência contra Idosos: Reincidência no município de São Carlos” aprovado e apresentado no XV11 Congresso Brasileiro de GeriatriaeGerontologia,de2012.Mais informações:  (17)81331839/(17)32231228/16)3413815 E-mail: Iza_vatanabe@hotmail.com

JESSYKA MARIA DE FRANÇA BRAM
Graduanda em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR),2013;Realiza Capacitação em Serviço – Hospital Dia Geriátrico/ Instituto de Psiquiatria Hospital das Clínicas. Em andamento; Realizou estágio profissional – Centro de Referência do Idoso “Vera Lúcia Pilla”. Desenvolvimento da gestão do ambiente e trabalho junto aos idosos do local, 2012; Prática Profissional: A Gestão da Velhice Fragilizada, durante 04 meses no Abrigo de Idosos “Dona Helena Dornfeld”. Desenvolvimento de atividades junto à administração do local, 2011; Prática Profissional: A Gestão da Velhice Fragilizada, durante 04 meses no Hospital-Escola Municipal de São Carlos “Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci”. Desenvolvimento de estudos de caso na ala da enfermaria masculina, 2011; Prática Profissional: A Gestão da Velhice Saudável, durante 04 meses no Centro de Referência do Idoso “Vera Lúcia Pilla”. Responsável pela sistematização de dados dos usuários para melhor funcionamento da Organização, 2010; Estágio Curricular: Processo Cuidar na Velhice Saudável, durante 04 meses no Centro de Referência do Idoso “Vera Lúcia Pilla”. Conhecimento da Organização e realização de uma Avaliação Gerontológica com os idosos do local. 2010; Possui qualificações em Treino de Memória – The Train – The – Trainer Workshop, realizado no XVIII Congresso de Geriatria e Gerontologia, 2012; Participação no desenvolvimento de um Grupo de Qualidade de Vida para idosos – Unidade Saúde-Escola de São Carlos / SP, 2009. Atualmente é Integrante do grupo de pesquisa “Saúde e Envelhecimento”. Desenvolvimento de pesquisa sobre a expressão da ADAM10 na Doença de Alzheimer; Disponibilidade para mudança de cidade ou estado. Mais informações: (11)2758-3490 / (11) 98402-9111 - e-mail: jessy.bram@yahoo.com.br

JÉSSICA CRISTINA DOS SANTOS NASCIMENTO
Graduada em Gerontologia pela  Faculdades Adamantinenses Integradas em Gerontologia - FAI (2012).Participou de atividades e eventos como: Congresso de Iniciação Científica da FAI com os temas:Experiência vivenciada junto a idosos na campanha de vacinaçãocontra a gripe influenza no ano de 2009; Análise de qualidade de vida dos Idosos no CCI (Centro e Convivência do Idoso) de Adamantina em 2009; Análise da capacidade funcional os medicamentos utilizados pelos idosos institucionalizados no lar dos velhos de Adamantina em 2010; Avaliação de risco nutricional de idosos institucionalizados em 2012; Participação de Palestras com os temas:Pilates para os idosos; Atuação da Fisioterapia Hospitalar no paciente crítico: Acidente Vascular Isquêmico; O gerontólogo no Brasile apresentação da Associação Brasileirade Gerontologia; Biossegurança:Como minimizar o risco da contaminação; Nutrição para pacientes da APAE; Atividades de Extensão a Comunidade; Participação de quatro encontros regionais de capacitação para cuidadores de idosos; Estagiou em Instituição de Longa Permanência nas Cidades de Adamantina e Lucélia, desenvolveu atividades de palestras para os funcionários e idosos com os temas relacionados ao processo de envelhecimento e qualidade de vida, Atividades de Terapia Ocupacional e Lazer, Atividades de estimulação cognitiva, Instruções de manejo para melhorar as condições dos idosos nas instituições; na Santa Casa de Misericórdia de Adamantina, Com o objetivo de pós-alta; O paciente era submetido a uma avaliação gerontólogica na Santa Casa e depois da alta era acompanhado na sua casa, lhe oferecendo todo o suporte para a manutenção da sua saúde; no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), Acompanhamento de todas as atividades diárias realizadas no CAPS, Estimulação dos pacientes para realizar as atividades, Avaliação gerontólogica para um paciente especifica sendo estudado: Caso Clinico, medicamentos utilizados, estado da qualidade de vida para o paciente; em Unidade Básica de Saúde, Atendimento domiciliar, Avaliação gerontólogica, Instruções de melhores condições de qualidade da própria saúde; Possui experiencia profissional como Ajudante de Produção - Confezione Indústria da Moda Ltda, 2011; e Monitora de Terapia Ocupacional - Clinica de Repouso Nosso Lar. Mais informações: (18) 96330290/(18)97286172/ Telefone: (18)36227186/Email: Jessica_cristina41@hotmail.com


JÉSSICA PUCCI DOS SANTOS
Graduada em Gerontologia pela Universidade de São Paulo (EACH/USP). Atuou na Monitora da Oficina Idosos On Line oferecida pela Universidade Aberta à Terceira Idade da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH); Estagiou no CRECI@ (Centro de Referência da Cidadania do Idoso- Anhangabaú)-2012, e  na UBS Thérsio Ventura (São Miguel- Vila Jacuí)-2012; Participou de eventos: IV Jornada de Gerontologia EACH-USP;  Seminário “Treino Cognitivo e Envelhecimento”(2012).  Têm experiência profissional como Professora de Flamenco, Pilates e Ballet Clássico na Cia. De Dança ímpeto - 2010Professora de Pilates, Ballet Clássico, Flamenco e Jazz na Cia. De Dança Ímpeto - 2011; Professora de Ballet Clássico na Escola Infantil Lord’s Baby - 2011; Professora de Pilates, Ballet Clássico, Flamenco, Jazz a Alongamento na Cia. De Dança Ímpeto - 2012Professora de Ballet Clássico na Escola Infantil Lord’s Baby - 2012 Professora de Pilates, Ballet Clássico, Flamenco, Jazz a Alongamento na Cia. De Dança Ímpeto - 2013: Professora de Ballet Clássico na Escola Infantil Lord’s Baby - 2013; Possui as seguintes qualificações : Bailarina Profissional da Cia. De Dança Ímpeto (Turnê Transposição) - 2009Campeã Panamericana de dança com a Cia. de Dança ímpeto (Córdoba) - 2010Campeã Mundial de dança com a Cia. De Dança Ímpeto (Buenos Aires) - 2011; Presente em vários festivais de dança, em diversos lugares (São Sebastião, Indaiatuba, Campos do Jordão, Foz do Iguaçu, Salto, Praia Grande, São Paulo, Osasco, Serra Negra, Buenos Aires, Córdoba entre outros); Curso de Quick Massage no SENAC-2012. Mais informações: (11)7871-1823/E-Mail: jessica.pucci.santos@gmail.com ou jessica.pucci.santos@usp.br

JOICE PLENS
Graduada em Gerontologia pela Universidade de São Paulo (EACH/USP). Estagiou No Centro de Referência do Idoso da Zona Norte (2010); no Centro de Saúde-Escola Samuel Pessoa – FMUSP, Butantã (2010); no Centro de Acolhida Morada Nova Luz (2011); no Programa de Atendimento ao Idoso, Unidade Básica de Saúde, Boracéia (2011); no Hospital Universitário (2012);  na “A Mão Branca” Associação Beneficente de Amparo aos Idosos (2012). Possui as seguintes qualificações e participações em eventos:  Program Educacional de resistência às drogas, 1999; Primeiros Socorros – Programa Bombeiros, Santa Cruz do Rio Pardo –SP, 2003; Curso Básico de Cabeleireiro, Santa Cruz do Rio Pardo – SP, 2007; Curso de aperfeiçoamento Niasi para cabeleireiros, Ourinhos – SP, 2008; Curso de Depilação Roll-on descartável e sistema espanhol, Ourinhos – SP, 2008; Curso de alisamento, relaxamento e tratamento capilar, Ourinhos – SP, 2008; Curso de massagem anti-estress Valmari, Assis – SP, 2008; VII Simpósio “A Fenomenologia do Cuidar” do Inst. PsicoEthos, São Paulo 2011; I Fórum dos Estágios Curriculares do Curso de Bacharelado em Gerontologia, São Paulo, 2011; V Jornada de Gerontologia EACH- USP: III Encontro Estadual de Estudantes e Bacharéis de Gerontologia – Cidade Amiga do Idoso: Experiências canadenses, francesas e brasileiras, São Paulo, 2012; Premiação em 3º lugar na modalidade PÔSTER do trabalho: Envelhecimento, Engajamento e Aparência: Percepções de idosas participantes do Núcleo de Convivência Idade Dourada de Pinheiros apresentado na V Jornada de Gerontologia EACH-USP USP: III Encontro Estadual de Estudantes e Bacharéis de Gerontologia – Cidade Amiga do Idoso: Experiências canadenses,frafrancesas e brasileiras, São Paulo, 2012; Ouvidores e Contadores de Histórias – Instituto História Viva, São Paulo, 2012; II Seminário de Pesquisa da EACH, São Paulo, 2012; Curso autoinstrucional na área de conhecimento de Gestão Financeira: Como Organizar o orçamento familiar – FGV Online, Rio de Janeiro, 2013; Curso autoinstrucional na área de conhecimento de Gestão de Pessoas: Processo de Comunicação e Comunicação Institucional – FGV Online, Rio de Janeiro, 2013. Mais informações: 30610787 / 96640-5852 joice.plens@usp.br/ joplens@hotmail.com

JOYCE SANTOS DE MACEDO
Graduada em Gerontologia pela Universidade de São Paulo (EACH/USP). Têm experiência profissional em equipamentos da atenção primária, secundária e terciária da saúde, além de equipamentos da área social, dentre eles Unidade Básica de saúde, centros de referencia ao idoso, Centros saúdeescola, Hospital Geral, núcleos de convivência, Centro de Acolhimento e ILPI. Antes da graduação atuou na Área de recursos Humanos em uma instituição Governamental (PMESP) e em serviços deatendimento particular em saúde. Atualmente participa do curso de Auditoria Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo e é Conteudista do Blog Voluntáriosonline.org do Instituto Voluntários em Ação. Durante a graduação participou de projetos de extensão Universitária RESERVA CULTURAL do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação GPOPAI EACH-USP, do Curso de Gestão de Políticas Publicas da Universidade de São Paulo. Atuou como gestora do Projeto de 2008 à 2011 e hoje é voluntária do Projeto. Também participou do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UnATI) da EACH-USP de 2009 à 2011, colaborando Confecção de Apostila de Apoio ao Programa de Inclusão Digital; Elaboração de aulas e conteúdos; Orientadora de aulas; Monitora a Individual; Acompanhamento do desempenho individual; Colaboradora no desenvolvimento de Pesquisas relacionadas à inclusão digital, aprendizagem e cognição na velhice. Gestão de Matrículas no Programa Universidade Aberta à Terceira Idade. Têm interesse em atuar com Gestão de Serviços, programas, projetos e ações voltados ao envelhecimento nas vertentes biológicas, psicológicas e sociais, em instituições de natureza pública e privada, atuando principalmente nos seguintes temas: atividades físicas, educativas, culturais, manuais, de geração de renda, intergeracionais, temáticas e promoção e prevenção da saúde voltadas a velhice e envelhecimento humano. Em 2011, apresentou a monografia “Terceiro Setor e profissional Gerontólogo: competências e habilidades para a gestão de organização não governamental” (tutoria da Profª Drª Angela Maria Machado Hutchinson)o que despertou o interesse por gestão de projetos sociais e educação social voltada para assistência integral à idosos com ou sem comprometimento físico/funcional e cognitivo. 
Mais informações (11) 2747-0638 / (11) 9251-9760 / 

JULIANE PIMENTA DA SILVA
Graduada em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), 2009. Tem Aperfeiçoamento em Tanatologia – Educação para a Vida e para a Morte pela Universidade Santa Cecília (abr/2010- nov/2010); Aperfeiçoamento em Cuidados Paliativos pela Universidade Santa Cecília (abr/2010-nov 2010); Hostess e Recepcionista – ARHESP (ago/2009); Educação para a Morte – FMUSP (mar/2007- jul/2007). Estagiou no Centro de Referência do Idoso (2007); Unidade Básica de Saúde Pedro Nunes (2007); Equipamentos Sociais de São Paulo – CRECI@, TEN YAD, Casa de São Simeão, Obra Social Dom Bosco (2008); Centro Saúde Escola Barra Funda (2008); Hospital Universitário (2009). Desenvolveu trabalhos na área de “Vida e morte entre zen budistas e católicos na velhice avançada: significados e formas de enfrentamento” (2009). Trabalhou como professora do Curso de Cuidadores de Idosos (Birô Cursos) – jun/2010 até jan/2011 e recepcionista de Eventos (Opção X Consultoria em Marketing) – mar/2010 – out. 2010. Atualmente, é Assistente Lounge Itaú Personnalité (Shop. Iguatemi) – out/2010 (16h ás 22hrs). Mais informações: (11)74393700 / (15) 97578864/ E-mail: jupiment@hotmail.com/ Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7673044495504031

KARINA DE LIMA FLAUZINO
Graduada em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), 2008. Pós-graduada (Latu Sensu) em Psicologia Política, Políticas Públicas e Movimentos Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Campus: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), 2011. Curso de Dança Sênior - Módulo Básico e Progressivo A, 2012. Atuou no Grupo Saltense da Melhor Idade (Centro de convivência – Salto/SP) com Palestras, atividades de convivência e grupo de Dança Sênior, 2012; no  Espaço Interage (Consultório multidisciplinar na área da saúde) com atendimentos individuais em um Grupo Educativo em Diabetes, 2011; na Pharmaderma (Farmácia de Manipulação – Salto/SP) com ciclos de palestras sobre Saúde e Qualidade de Vida no Grupo Viva Bem, 2011; nos Centros de Referências da Assistência Social (CRAS – Secretaria de Ação Social do município de Salto/SP) com atividades em grupos de idosos em quatro equipamentos socioassistênciais (Jd. Santa Cruz, Jd.Independência, Jd. Saltense e Jd. Salto de São José), 2011;  nos  Centros de Referências da Assistência Social (CRAS – Secretaria de Ação Social do município de Salto/SP) com atividades em Grupos de idosos em dois equipamentos socioassistênciais (Jd. Saltense e Jd. Maria José - central), 2010; em Educação de Jovens e Adultos (EJA – Secretaria de Educação do município de Salto) com  Curso de Iniciação à Profissão de Cuidador de Idosos aos alunos da modalidade de ensino da EJA, em formato de módulo, 2010;  no Grupo Saltense da Melhor Idade (Centro de convivência – Salto/SP) com atividades de Planejamento e Organização da 2ª edição do projeto GERODIA – “Saúde, Bem- estar e Educação no Envelhecimento” destinado aos idosos. Primeira edição ocorreu em 2007, 2009; no Centro de Reabilitação e Hospital Dia-Geriátrico do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo com atividades e Participação no Grupo de Apoio Psicogerontológico e Sócioeducativo aos Cuidadores e Familiares de Portadores da Doença de Alzheimer, 2007 e 2008. Busca atuação em atividades, programas, projetos e cursos nas áreas Sociais, Educação, Saúde Coletiva e Políticas Públicas, correlacionadas à Gerontologia. Mais informações: (11) 4028-6858 / (11) 7386-4801/ 
LAIS DE OLIVEIRA LOPES
Graduada em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), 2010. Atualmente faz mestrado em Gerontologia pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, com o projeto de pesquisa sobre intervenções psicoeducacionais para cuidadores de idosos com Doença de Alzheimer. Atuou como Professora da disciplina de Crescimento Pessoal para  turmas de alunos idosos na Faculdade Celetista da Terceira Idade – Capivari-SP; Aprendiz do Programa Hospital Dia do Idoso  e Colaboradora das atividades realizadas no Grupo de Intervenção Psicoeducacional para cuidadores de idosos com Doença de Alzheimer no Programa Hospital Dia do Idoso;  Colaboradora do grupo de estimulação cognitiva em idosos com Doença de Alzheimer no Programa Hospital Dia do Idoso no Hospital das Clínicas - Instituto de Psiquiatria Faculdade de Medicina – USP; Estagiou no Residencial Israelita Albert Einstein; Hospital Universitário da Universidade de São Paulo – USP; Unidade de Referência de Saúde do Idoso – Santa Cecília/Sé; Centro de Referência de Assistência Social - Núcleo de Convivência; de Idosos (NCI) - Legião Unida da Sabedoria; Unidade Básica de Saúde – Vila Jacuí; Centro de Referência do Idoso – São Miguel (IPGG). Publicou trabalhos em anais de eventos: LOPES, L. O., DOMINGUES, M. A Autopercepção de Saúde, Velhice e Suporte Social da população idosa do Município de Borá, SP In: 7 Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia, 2011, Santos. 7º Congresso de Geriatria e Gerontologia, 2011. Referências adicionais : Brasil/Português. Meio de divulgação: Vários;  LOPES, L. O., MONTI, J., MUNIZ, F., TRAINA, T., GALHARDONI, R., ALVES, A.R., DOMINGUES, M. A. Valores e Preconceito do Jovem Perante a Estética na Velhice In: V Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia, 2007, Santos. Envelhecimento e Saúde.. São Paulo: Atha Comunicação e Editora, 2007. v.13. p.64 – 64 Referências adicionais : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso; LOPES, L. O., ALVES, A.R., MUNIZ, F., MONTI, J., GALHARDONI, R., DANZINI, V., CHUBACI, R. Y. S. Avaliação da qualidade de vida e ocupação espacial em instituições asilares In: XVI Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 2008, Porto Alegre. Geriatria e Gerontologia. Fortaleza: Geriatria e Gerontologia, 2006. v.2. p.340 – 340 Referências adicionais : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso. Apresentou trabalhos: SILVA, G.R., SANTOS, D.A., LOPES, L. O., NETO, J., NISHIMOTO, F., OLIVEIRA, R.,BORJA, C.Imagens da velhice envelhecimento para usuários de um núcleo de convivência de idosos, São Paulo, Brasil no 1º Congresso Internacional de Carreiras de Graduação em Gerontologia,2010.(Congresso,..Apresentação..de..Trabalho)..Palavras-chave: AUTOPERCEPÇÃO,..ENVELHECIMENTO,.;VELHICE..Referências,,adicionais:Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digital; Local: Universidade Maimónides - Cidade: Buenos Aires. Participou de eventos: VIII Seminário de Pesquisa em Gerontologia e Geriatria, 2012. (Seminário) Apresentação de Poster / Painel no VII Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia, 2011. (Congresso) Autopercepção de Saúde e Suporte Social da População idosa do Município de Borá, SP; VII Seminário de Pesquisa em Geriatria e Gerontologia, 2011. (Seminário) Apresentação Oral no III Fórum Teenager de Universidade e Profissões, 2010. (Oficina) Instrução sobre o curso de Gerontologia para alunos do Ensino Médio;  VI Seminário de Pesquisa em Gerontologia e Geriatria, 2010. (Seminário); IV Fórum de Geriatria e Gerontologia SBGG-SP/FMJ, 2010. (Seminário); Apresentação (Outras Formas) no III Encontro Estadual da Terceira Idade do SESI-SP, 2009. (Encontro) Monitora Voluntária; VI Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia, 2009. (Congresso)II Jornada de Gerontologia EACH-USP, 2009. (Encontro); V Seminário de Pesquisa em Gerontologia e Geriatria, 2009. (Seminário);. III Jornada do Núcleo de Envelhecimento Cerebral, 2008. (Simpósio); XI Conferência Estadual do Idoso, 2008. (Outra); XVI Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 2008. (Congresso); Painel de Graduação de Gerontologia, 2008. (Encontro); Apresentação de Poster / Painel no(a) V Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia, 2007. (Congresso)Valores e Preconceito do Jovem Perante a Estética na Velhice; Atuação da Equipe Multiprofissional na Quarta Idade, 2007. (Encontro); Ciclo de palestras sobre atuação da equipe multiprofissional na Quarta Idade da Associação Brasil-Japão de Pesquisadores, 2006. (Outra); Inovações no Ensino Superior, 2006. (Seminário); III Simpósio de Geriatria e Gerontologia da FCM/UNICAMP, 2006. (Simpósio). Busca dimensionar as necessidades dos idosos, organizar, implementar e coordenar ações, buscando otimizar a capacidade funcional e o bem-estar de pessoas idosas. Realizar palestras e oficinas visando prevenir doenças e promoção de saúde. Oferecer apoio, orientações e capacitação para cuidadores de idosos. Oferecer consultoria para projetos gerontológicos. Mais informações: (11) 6702-5395/e-mail: laloliv@hotmail.com


LAIS MARKARIAN
Graduada em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo – EACH/USP. Atualmente é Coordenadora Administrativa na Unidade Ambulatorial do Núcleo de Prevenção Senior (Prevent Senior). Para mais informações, acessem o currículo em PDF: CLIQUE AQUIE-mail: lais.markarian@gmail.com

LARISSA BEJARANO  RECHE
Telefone: (11) 2667- 6268/ Celular: (17) 9 91794845 E-mail: lara_reche@hotmail.com / Larissa.reche@usp.br
Facebook: http://www.facebook.com/larissa.reche.9 Larissa Reche
Idade: 23 anos (11/01/1990)
Objetivos
Profissional competente, comunicativa, e pró-ativo busco por vaga como estagiaria na área de gerontologia, onde posso colocar em pratica todo meu conhecimento e mostrar a diferença que um gerontologo faz em uma equipe.
Formação
 Ensino Médio: Colégio São Francisco de Assis,Objetivo- José Bonifacio- São Paulo
 Ensino Superior: Universidade de São Paulo (USP)
Graduando o 8º semestre.
Experiência
 Estágio Curricular Integrado I: Gestão em Atenção Primária e Proteção Social Básica.
Local: Centro de Saúde Escola Samuel Pessoa - FMUSP Butantã.
Estágio realizado pela faculdade em um grupo de seis pessoas. Trabalho realizado junto a médicos, enfermeiras, dentistas e recepcionistas, em que foi aprendido a fazer cadastros para o S.U.S. (SISTEMA ÚNICO de SAÚDE) e com participação no programa de vacinação para crianças e idosos nas campanhas.

Continuar lendo o currículo de Larissa Bejarano Reche (arquivo em pdf) 

LETÍCIA SEMENSATO SANTOS 
Graduanda em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), (Andamento). Realizou estágio em  Unidade Básica de Saúde – Dr Lauro Corsi, realizando atividades de Avaliação Gerontólogica- Módulo Organizacional, do Idoso e Suporte Social. Preparação de um plano de gestão(2010); no Abrigo para Idosos Helena Dornfeld, com atividades de Módulo Organizacional, do Idoso e Suporte Social Preparação de um plano de gestão(2011); no Hospital-Escola Municipal “Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci”, desenvolvendo atividades com Módulo Organizacional, do Idoso e Suporte Social. Preparação de um plano de gestão(2011); no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) - Divisão de Políticas de Atendimento ao Idoso e a Pessoa com Deficiência, trabalhando com Recebimento e registro de denúncias de maus tratos contra população idosa; Acompanhamento dos casos registrados; Visitas domiciliares; Intervenções com familiares das vítimas(2012). Apresentou os seguintes trabalhos:  SANTOS, L. S. ; VAROTO, V. A. G. .Violência e Idosos: Estudo exploratório no município de São Carlos- SP . 2012. (Apresentação de rabalho/Comunicação). Palavras-chave: Gerontologia; Assistência à idosos; Violência; Serviços de Assistência Social; Organização. Evento: XVIII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia; Local: Rio de Janeiro, RJ; Inst. promotora/financiadora: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP.  SANTOS, L. S. ; VAROTO, V. A. G. . Idosos vítimas de violência: estudo exploratório em um município do interior paulista.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação). Palavras-chave: Gerontologia; Assistência à idosos; Violência; Serviços de Assistência Social; Organização. Evento: I Mostra de Pesquisa em Gerontologia; Local: DEnf- UFSCar; Cidade: São Carlos-SP; Inst. promotora/financiadora: Curso de Graduação em Gerontologia-UFSCar-DGero. Evento integrado ao Curso de Graduação em Gerontologia-UFSCarParticipou de eventos e cursos como: Curso de Cuidadores de Idosos em São Carlos - SP. Tema: Sinais e sintomas para indicação de violência contra a pessoa idosa/ Questões éticas/ Indicação de suporte e apoio. 2012; III Jornada de Estudos em Gerontologia Estratégias de Promoção do Envelhecimento Ativo e Saudável. 2012;XVIII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. 2012; 7º Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia. 2011; I Mostra de Pesquisa em Gerontologia. Idosos vítimas de violência: estudo exploratório em um município do interior paulista. 2011; XVII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. 2010;II Simpósio de Transtornos Cognitivos e Demências. 2010; Universidade Aberta - Ufscar. Gerontologia. 2010;Jornada de Estudos em Gerontologia 'Tema: Envelhecimento Ativo e Saudável. 2010; I Conferência Municipal do Idoso. 2010. 
Mais informações: (19) 3608 - 3595/(19) 9267 – 0796/(16) 8821 - 0095
E-mail: le_semensato@hotmail.com
Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4327541P9

LORENA MELCHIORI LOTTI
Graduada em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). Já estagiou em Centro de Referência do Idoso (CRI-Leste), Unidade Básica de Saúde Santa Inês (Jardim Pantanal, São Paulo), Centro de Convivência Arte de Viver (Liberdade, São Paulo), Unidade Básica de Saúde Barra Funda – URSI, Hospital Universitário Universidade de São Paulo (HU/USP) e Residencial Israelita Albert Einstein. Desenvolveu trabalhos na área de educação alimentar e idosos freqüentadores de uma UNATi, além de problemas relacionados a medicamentos em idosos institucionalizados. Foi monitora do III Curso de Difusão de Cuidadores de Idosos da EACH/USP. Atualmente, é aluna do curso de Gestor de Projetos Sociais e professora do Curso de Cuidadores de Idosos (SENAC/São João da Boa Vista).
 Mais informações: (19)92397451/ (11)83811087/ E-mail: lorenamlotti@yahoo.com.br

MARIA AMÉLIA CORRÊA GUIMARÃES

Pós-graduada em Gerontologia pela Faculdade São Camilo/MG - Pesquisou: Os idosos encarcerados: novos desafios para o Sistema Prisional de Minas Gerais; É especialista em Gestão de Saúde do Idoso; Realizou curso Superior Sequencial de Formação Específica de Cuidar de Idosos - Faculdade de Ciências Humanas da Universidade (FUMEC); Participou do Fórum Mineiro Sobre os Direitos do Idoso: “Políticas Públicas e Responsabilidade Civil” no Campus Coração Eucarístico - PUC/MG, OAB/Minas e Assembleia de Minas Gerais (2012); do   3° Seminário Política Criminal, promovido pela Secretaria de Estado de Defesa Social (2010); da V Semana Pedagógica do Curso Superior Sequencial de Formação Específica de Cuidador de Idosos da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade FUMEC (2009); da V Semana Pedagógica do Curso Superior Sequencial de Formação Específica de Cuidador de Idosos da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade FUMEC (2008); do Seminário da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais: “Combate á Violência e aos Maus Tratos Contra a Pessoa Idosa” - Belo Horizonte/MG (2008); Cursou  Português Instrumental e Redação Oficial;  Excel 7.0 - PRODEMGE - Companhia de Processamento de Dados do Estado de Minas Gerais/MG (1998); e   MS/WORD FOR WINDOWS 95 – PRODEMGE/Companhia de Processamento de Dados do Estado de Minas Gerais/MG (1998); e Cursos sobre Licitações e Contratos- Secretaria de Estado da Justiça e de Direitos Humanos( membro da Comissão Permanente de Licitação) - Belo Horizonte/MG, (2000); e Formação de Pregoeiros - Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (2003); e Português Instrumental e Oficina de Textos - Fundação João Pinheiro - Governo de Minas Gerais, (2005); e Treinamento para utilização do Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais - SIASG Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. - Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação/ Departamento de Logística e Serviços Gerais, (2001); e  Curso Atenção Integral á Saúde do Idoso - Secretaria de Estado da Saúde – SES – MG (EAD), (2012). Estagiou em: Casa do Ancião da Cidade Ozanam, Belo Horizonte/MG; Asilo Nossa Senhora da Peidade "Lar da Vovó",Belo Horizonte/MG; Casa Dia para os Idosos, atuou como monitora no Curso de Informática Sênior promovido pelo Curso Superior de Cuidador de Idosos, Belo Horizonte/MG; Projeto de Moradia do Nosso Viver pessoas idosas – Faculdade São Camilo de Belo Horizonte/MG;   Participou de feiras de artesanatos feitas por idosos – FUMEC. Exerceu o cargo de coordenadora da Diretoria de Material e Patrimônio da SEDS; Atualmente é representante suplente do Conselho Estadual do Idoso pela Secretaria de Estado de Defesa Social. Mais informações: (31)88484688/(31)92768898 - E-mail: meiaa09@gmail.com mameliagerontologa@gamail.com 

MARIA DE LOS ANGELES VIDART GUTIERREZ

Gerontologia/ Universidad San Buenaventura - Santiago de Cali (2000); Servicio Nacional de Aprendizaje/SENA: Curso de Procesamiento de Palabra (word) y manejo de Hoja Electronica (Excell), palmira-SENA/Palmira (1997); Curso de Pedagogia Humana, Virtual - SENA (2012);  Curso Salud Ocupacional y  Seguridad Industrial, Palmira-SENA(2005); Curso Basic One English, SENA-palmira(2008); Induccion a Procesos Pedagogicos,SENA(2009); Formulación de Proyectos - SENA (2009); Estrategiay Procesos de Conocimiento (2009) ; Manejo de herramientas ofimáticas: Microsoft Excel (2009); Nuevas Tecnologías de la Información y la Comunicación Aplicadasa Formación(2011); Cruz Roja española auxiliar de ayuda a domicilio logroño (LaRioja)-(2004);Curso de Administracion de Talento Humano - SENA/Palmira(2004);  Curso Programa de Emprendimiento -SENA/Palmira(2006); Curso de Sistemas de Gestión de la Calidad en el Sector Publico/Conocimiento e Implementación de La Norma NTCGP1000;  Curso de Servicio al Cliente SENA/Palmira (2012);  Curso de Servicio al cliente - SENA/PAlmira(2006); Curso de let’s Star english, SENA/Palmira(2007); Curso de Pedagogía Basica para Orientar la Formacion Profesional Integral- formación por competência SENA/Palmira(2007); Diseño de Programas de Formacion con Base en Competencias,SENA/Ibague(2011); Servido en: Arasti Barca m.a y m.a.s.c.v/Provincia de Burgos (España): Cuidadora ( cuidado y atención personal a lós usuarios, ayuda en la limpieza del hogar, cocinar, lavar y planchar ropa), (2003);  Servirecord/Provincia la rioja (España): Auxiliar de ayuda a domicilio (prestación básica de servicios sociales que incluye atención de carácter personal, doméstico y psicosocial, educativo en el domicilio a familias y personas con dificultades en aras de un bienestar físico, social y sicológico), (2004); Arquitempo servicio/provincia la rioja (España): Auxiliar servicios a domicilio (ofrecer ayuda personal y/odeterminados servicios en el domicilio de a.m (2004);  Caja de Compensacion Familiar Unidas Del Valle – Confaunion : Asesora exten a del Programa Pre-retiro Laboral (talleres a grupo de colaboradores de la caja próximos a obtener su pensión, apoyo en aspectos gerontológicos dentro del equipo de profesionales (2005 – 2006); Centro Hogar para la Tercera Edad “La Nobleza” El Cerrito – Valle : gerontóloga (valoración, consulta y atención a lós adultos mayores), (2004 – 2006); Cooperativa de Trabajo Asociado Nuevo Horizonte San Pedro – Valle : Gerontologa (Profesional de promoción y prevención, valoraciones ,talleres con temas em gerontología para el mejo ramiento de la calidad de vida de  los adultos mayores), (2006); Corporación educativa nacional Colombiana Andrés bello : docente hora cátedra –biologia : carlos eduardo agudelo (2011­); Distribuidora comercial Oscar marino Escobar : Gerontologa / asesoría familiar y domiciliaria (2009); Alcaldía del municipio de Santiago Cali - Viviana Sanchez Alfonso: Voluntaria Profesional: Desarrollar Acciones de Promocion de la salud, seguimiento y control de los anciatos en el municipio de Cali (2009); Asesoria en Gerontologia desde 2006 hasta la fecha, incluyen talleres, consultas y valoración al adulto mayor, pertenecientes a grupos, asociaciones e instituciones geriátricas y EPS Socia colaboradora de la Fundacion Social y Ambiental FUNAET-Palmira. Referencias Personales: Enelia Murillo Jubilada -celular 3186147469; Andres Gerardo Vidarte Gutierrez -celular 3217697156; Luz Marina Charria Gerontóloga Pensionada-celular 3147316396; Bernardo Restrepo Ramírez Presidente Fundacion Comité Gerontologico del Valle -telefonos: 8813412-8808353; Diana Milena Gallego Jjimenez-coordinadora Bienestar Universitario USC – 3128716369. Más información: 312-7130309 - 3117932493-2861677/
E-mail: mariadelosangeles-vidarte@hotmail.com

MARIANA FABRI TEIXEIRA
Graduanda em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP) (Previsão de Conclusão - dez/2011). Já estagiou em Unidade Básica de Saúde da Vila Jacuí (08/2010 - 12/2010), Centro de Convivência Samuel Rangel (03/2010 - 07/2010), Centro de Saúde-Escola Samuel Pessoa – (08/2009 - 12/2009), Centro de Referência do Idoso da Zona Norte de São Paulo (03/2009 - 07/2009) e Aquamassage – Shopping ABC, Santo André/SP (05/2007 - 09/2007). Atualmente, estagia no Residencial Israelita Albert Einstein (RIAE) e é Coordenadora de Marketing da Empresa Júnior de Gerontologia – Geronto Jr. 
Mais informações: (11) 4971-5255 / 7113-4630 / E-mail: marina.teixeira@usp.br


MARIANA GARCIA SANDRIN
Telefone: (11) 98302 - 3424/ Email: mariana.garcia.sandrin@gmail.com 
Membro da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG) – nº ABG - 196 
Perfil: Busca oportunidade para adquirir novos conhecimentos e experiência profissional. Capacitação para atividades que requeiram responsabilidade, bom relacionamento e dinamismo. 
Formação Acadêmica: 
ü  03/2007 à 11/2011 - Bacharel em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo – EACH/USP.
ü  03/2011 à 11/2011 - Execução do Trabalho de Conclusão de Curso – Gestão e melhoria de processos em Instituições de Longa Permanência para Idosos, orientado pela Profª Drª Ana Paula Curi.
ü  09/2011 à 12/11 - Especialista em Estimulação Cognitiva em Idosos com e/ou sem Demência pelo Instituto Pinus Longaeva SP.
ü  11/03/2012 – em exercício – Pós-graduanda em Gestão de Saúde pelo SENAC – SP.

Continuar lendo o currículo de Mariana Garcia Sandrin (documento em PDF)

MARIANA LUCIANO DE ALMEIDA

Graduanda em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), (Andamento). Estagia em Unidade Básica de Saúde Dr. Lauro Corsi - São Carlos/SP; e no Hospital-Escola Municipal-HEM “Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci” - São Carlos/SP
(Estágio voluntário no grupo de implantação do Programa de Resíduos Sólidos de Saúde do hospital);  Realizou estágio em Instituição de Longa Permanência para Idosos - ILPI Dna. Helena Dornfeld - São Carlos/SP (Prática profissional na área da gestão da velhice fragilizada - 2011); e no Hospital-Escola Municipal-HEM - “Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci” - São Carlos/SP (Prática profissional na área da gestão da velhice fragilizada (2011); e na Unidade Básica de Saúde Dr. Lauro Corsi - São Carlos/SP (Prática profissional na área da gestão da velhice saudável (2010). É bolsista com projeto em: Envelhecimento e atenção primária à saúde. Atividade de Extensão - Área: Saúde e Terceira Idade. Local: Unidade Básica de Saúde Dr. Lauro Corsi. São Carlos, SP. Período (andamento); Pesquisa em: Influência das Comorbidades na expressão da ADAM-10 em idosos com Doença de Alzheimer. Trabalho de Conclusão de Curso. Área: Saúde e Envelhecimento - São Carlos/SP; e no Rastreamento de alterações cognitivas e sintomas depressivos em idosos renais crônicos em hemodiálise. Atividade de Extensão. Função: voluntária: Área: Saúde e Terceira Idade. Local: Santa Casa de Misericórdia de São Carlos. São Carlos, SP(2010).
Mais informações: (11) 4708-7345/(11) 97084-3975 / E-mail: marialmeida_18@yahoo.com.br


MARIANA RIZATO
Graduanda em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). (Previsão de Conclusão - 2016). Realiza atualmente estágio no Núcleo de apoio a saúde da família (NASF), em São Carlos. Em 2014 também atuou como estagiária na Instituição de Longa Permanência para Idosos “Cantinho Fraterno” de São Carlos. Em 2013 estagiou no Centro de Referência da Pessoa Idosa – Vera Lucia Pilla, em São Carlos. Está qualificada para trabalhar nas áreas: 
- Envelhecimento ativo
- Envelhecimento frágil
- Envelhecimento e qualidade de vida
- Gestão de pessoas
- Avaliação gerontológica e organizacional
- Arquitetura dos espaços em gerontologia

- Saúde coletiva

CONTATO: (16) 9.9422-9616 / (16) 9.8197-7882 / (16) 3374-1181
E-MAIL: mariana.rzt@gmail.com

MAYARA CRISTINA CORONADO

Graduanda em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP),(Previsão de Conclusão - 2014). Estagiou na UBS Thérsio Ventura São Miguel Paulista, 2012, e no Núcleo de Convivência de Idosos Samuel Rangel em Pinheiros, 2012. Busca estágio na área de Gerontologia.
Mais informações: (11) 2684-7831/(11)95777-6945 / E-mail: mayaracoronado@gmail.com

MICHELLE RINCO
Graduanda em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP),(Previsão de Conclusão - dez/2014). É Auxiliar e Técnica de Enfermagem pelo Colégio da Polícia Militar (2008). Estagiou  como técnico de enfermagem no Hospital Cruz Azul da Cidade de São Paulo e no Hospital da Polícia Militar de São Paulo, Posto de Saúde e Albergue, Setores em Oncologia, Cardiologia, Pronto Socorro, Maternidade, Pediatria, Berçário, Centro Cirúrgico, Obstetrícia e Ginecológica e UTI infantil e adulto, Enfermagem médica, Enfermagem domiciliar e Assistência ao idoso, Psiquiatria e Administração. Realizou serviço voluntário no Hospital Mandaqui e na UnATI - Universidade Aberta à Terceira Idade na oficina idosos on-line, 2011. Profissional voltado ao atendimento do cliente, interação com pacientes e familiares, experiência no preparo e administração de medicamento por vias EV, IM, SC, ID, coleta de exames, aferição de sinais vitais, técnicas de sondagem, administração de dietas por sonda, técnica de realização de curativos. Desenvolve cuidados gerais com clientes acamados como higiene corporal e íntima,massagens de conforto, oxigenoterapia. 
Mais informações: (11) 4115-9440 / (11) 8823-1971/ E-mail: mirinco@ig.com.br

MILENA YURI SUZUKI
Graduada em Gerontologia pela Universidade de São Paulo (EACH/USP), 2009. Já estagiou em Instituição de Longa Permanência Akebono, Instituto Central do Hospital das Clínicas, Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de medicina da USP, Unidade de Referência do Idoso – Mooca, Sociedade Amigos de Engenheiro Goulart, UnATI – EACH da Universidade de São Paulo (Universidade Aberta à Terceira Idade da Escola de Artes Ciências e Humanidades da USP), Centro de Saúde Escola Samuel Pessoa- Butantã - Faculdade de Medicina da USP, Centro de Referência do Idoso Tem experiência na Instituição de Longa Permanência Assistência Social Dom José Gaspar (Gerontóloga e Organizadora do Curso para familiares e voluntários que cuidam de idosos do município de Guarulhos – SP). Tem curso básico em Dança Sênior. 
Mais informações: (11) 4747-2735/ (11) 8213-6360/ E-mail: milenayurisuzuki@hotmail.com 

Monique Alves de Oliveira 
Ensino Médico Básico – Formado em 2006
Colégio COC Osasco – Osasco- SP

Ensino Superior – Bacharelado em Gerontologia –Formada em 2012
Universidade de São Paulo (USP) - Escola de Artes Ciências e Humanidades

MBA - Gerenciamento de Projetos – Cursando
Faculdade Getulio Vargas (FGV) – Strong Educacional - Unidade Osasco

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS: 2013 (junho/ dezembro) – Projeto VincuLar - Grupo Vida- Brasil, atuou como Coordenadora de equipe técnica e cuidadores de idosos em situação vulnerabilidade social no atendimento domiciliar




NATALIA CAROLINE CERRI
Graduada em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2010-2013). Atualmente, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clínica – Universidade Federal de São Carlos (2014-2015). Projeto de dissertação: Atividade física e qualidade de vida de mulheres adultas e idosas vinculadas ao programa de caminhada orientada. Possui experiência na Secretaria Municipal de Ação Social de Rio Claro, no Hospital Escola de São Carlos, na Instituição de Longa Permanência para idosos Dona Helena Dornfeld e na Universidade Aberta da terceira Idade – UATI-FESC.  Qualificações complementares: Curso de estimulação cognitiva e motora para idosos pelo CEAFES (RJ) 2014; Curso de Dança Sênior e Geronto-Ativação pelo Instituição Bethesda (SP) 2013; Curso complementar em contratação de funcionários pela FGV (SP) 2013; Curso complementar em preparação para a aposentadoria pela FGV (SP) 2013; Curso complementar em diversidade nas organizações pela FGV (SP) 2013; Inglês – (Number two, 6 meses, conclusão 2013 pela CAPS); Workshop da Oficina da Memória: palestra e vivencia da ginástica cerebral (SP) 2013; Seminário de otimização cognitiva: a experiência da Oficina da Memória (SP) 2013; Oficina Pedagógica – currículo e carga horária mínima para formação de cuidador de idosos em GERP (SP)- 2013; Espanhol – (Curso Basico, 6 meses, conclusão 2012 pela UFSCar); Intervenções psicossociais no envelhecimento (conclusão em 2011 pela UFSCar). Informações adicionais:Participa como bolsista de treinamento técnico, financiada pela FAPESP (nº do processo 2015/02420-2), no projeto de Promoção de Atividade Física Para Adultos e Idosos com Alta Vulnerabilidade: Avaliação de um Programa de Caminhada em Unidades Saúde da Família, em São Carlos, com carga horária de 8 horas; Participou como voluntária frente ao Conselho Municipal do Idoso de Rio Claro, durante o ano de 2013; Palestrante na Semana do Idoso de Rio Claro – SP: “Acolhimento ao idoso” em 2013; Participou como voluntária do Grupo do GPSI (Grupo de Protagonistas Sociais de Idosos) vinculado a Secretária do Fundo de Solidariedade de Rio Claro – SP, durante o ano de 2013; Apresentou o resultado da Iniciação Cientifica no Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia em 2013; Trabalhou como voluntária no Centro Dia do Idoso “Pe. Augusto Casagrande” durante 30 horas, ajudando na atualização de prontuários, aplicando testes de rastreio cognitivo nos idosos e participou da reunião com os familiares explicando a finalidade da aplicação do Mini Exame do Estado Mental; Desenvolveu iniciação científica pela FAPESP (Processo Nº 2012/ 05877-5), na área de modalidades assistenciais para idosos, mas especificamente na modalidade Centro Dia; Trabalhou como Bolsista Monitora, através do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, frente à disciplina Avaliação Gerontológica I, com duração de 1 semestre em 2012. Mais informações: Telefone: (19) 98233-1549/ 3532-3323. E-mail: natalia.cerri@gmail.com.br



NATALIA DONZELI VIEIRA
Graduanda em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), 2013. Possui experiência na Universidade Aberta a Terceira Idade – Planejamento e implementação da Oficina: “Respire Vida, Faça Pilates” atuando no desenvolvimento das Atividades da Oficina durante o semestre, participação das aulas de Pilates, auxiliando, principalmente, na organização dos materiais, na aferição da pressão arterial e freqüência cardíaca (antes de cada sessão), na correção da postura e na execução dos movimentos. , 2012;  Atualmente: Universidade Aberta a Terceira Idade – Planejamento e implementação da Oficina: “Gerontech”, atuando no desenvolvimento das atividades da Oficina durante o semestre, assim como objetivo principal avaliar a influência da idade e do treinamento em realidade virtual no desempenho de dupla-tarefa; realizou curso de Empreendedorismo – Somma, 2008; Participou dos eventos: 7º Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia. Santos – SP/2011; 1º Seminário de Cultura e Extensão. São Paulo – SP/ 2011;  2º Seminário de Cultura e Extensão. São Paulo – SP/2012;1º Congreso Internacional de Carreras de Grado y Pregrado de Gerontologia. Argentina- ARG/2010;  VI Seminário de Pesquisa em Gerontologia e Geriatria. Campinas – SP/2010;  VII Seminário de Pesquisa em Gerontologia e Geriatria. Campinas – SP/2011;  VII Seminário de Pesquisa em Gerontologia e Geriatria. Campinas – SP/2012;  3ª Jornada de Gerontologia e 1º Encontro Estadual de Estudantes e Bacharéis em Gerontologia. São Paulo – SP/ 2010;  5ª Jornada de Gerontologia. São Paulo – SP/2012.  XVIII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro – RJ/2012; Congresso Internacional de Carreras de Grado y Pregrado de Gerontologia na Universidad Maimónides - Buenos Aires - Argentina / março 2010. Mais informações:Tel.: (11) 2414-0795/ (11) 98905-1691/ E=mail: natalia.donzeli.vieira@gmail.com

NATÁLIA NICOLA
Graduada em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), 2011.  Técnica em Enfermagem pelo Colégio Técnico de Limeira - COTIL / UNICAMP(2007);  Atuou como Técnica de Enfermagem no Programa de Saúde da Família de Limeira (2009) pela  Prefeitura Municipal de Limeira/SP; Estagiou na ILPI - Associação beneficente A Mão Branca de amparo aos  idosos, com atividades de estimulação da motivação, cognição, convívio social e preservação da independência  e da autonomia dos idosos residentes em ILPI por meio de atividades culinárias  (2011);  Hospital Universitário da Universidade de São Paulo: HU-USP, com atividades de Atendimento Gerontológico no Ambulatório de Fragilidade e desenvolvimento de projetos e estratégias para o melhor atendimento dos idosos no hospital (2011); Unidade de Referência à Saúde do Idoso: Centro de Saúde Escola Geraldo Horácio de Paula Souza, com participação nas Terapias Psicoeducativas com cuidadores de pacientes com Doença de Alzheimer no Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. Intervenção final: Palestra destinada à idosos sobre envelhecimento, mitos da velhice, quedas e Doença de Alzheimer (2010); Núcleo de Convivência para Idosos Samuel Rangel,  com atividades de intervenção final: Pesquisa de recursos oferecidos para  idosos na região e possíveis parcerias com o Núcleo de Convivência (2010);  Unidade Básica de Saúde Thersio Ventura, com atividades de acompanhamento do trabalho das Agentes Comunitárias de Saúde (ACS). Intervenção final: Elaboração do “Guia de Orientação ao Cuidado e Processo de Envelhecimento” fornecido às ACS, (2009);  Centro de Referência do Idoso da Zona Norte de São Paulo: CRI Norte, com a realização de estudo comparativo e de análise sobre depressão em idosos participantes do Centro de Convivência do CRI Norte. Intervenção final: Arteterapia e teatro educativo.Estágio extracurricular  (2009); Estágio no Hospital Universitário da Universidade de São Paulo no setor da Clínica Médica. Participou do Programa de Introdução à Administração Hospitalar no Instituto do Coração – HCFMUSP. Organização Escepti Serviços Empresariais (2011); da pesquisa “Gerenciamento de Leitos em Hospital de Ensino” de Dra. Beatriz Aparecida Ozello Gutierrez (2011); Realizou curso de Capacitação do Programa de Saúde da Família (P.S.F.). Limeira/SP (2009); Participou do Seminário: Inovação no Gerenciamento de Leitos Hospitalares do Hospital do Coração – SP (2011); Seminário: Realidade do Idoso Semidependente na Sociedade – Projeto Velho Amigo – SP (2011); I Congresso Municipal sobre Envelhecimento Ativo. São Paulo/SP – Brasil (2011); I Curso da Liga de Medicina Psicossomática da Faculdade de Medicina da USP – SP (2010); XIV Curso da Liga de Geriatria e Gerontologia da Faculdade de Medicina da USP – SP (2010); XII Curso da Liga de Geriatria e Gerontologia da Universidade Federal de São Paulo - SP (2010); III Tele-Simpósio das Ligas de Geriatria e Gerontologia – SP (2010); III Jornada de Gerontologia da Universidade de São Paulo / EACH USP – SP (2010); I Congresso Internacional de Gerontologia. Buenos Aires – Argentina (2010); XVII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. Belo Horizonte/MG – Brasil (2010); VI Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia. São Paulo/SP – Brasil (2009); II Jornada de Gerontologia da Universidade de São Paulo / EACH USP – SP (2009); V Jornada Gerontológica do Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia – SP (2008); Liga de Gerontologia promovida pela Universidade de São Paulo - USP (2008). 
Mais Informações: (11) 7983-8081 / (19) 9243-6454 / (19) 3451-6805/E-mail: natalianicola@hotmail.com

NATÁLIA MENDES SCHÖWE
Graduada em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), 2010. Atua na pesquisa básica desde 2009, quando integrou o Grupo de Pesquisas em Neurofarmacologia (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e Escola de Artes, Ciências e Humanidades – EACH/USP) e o Laboratório de Neurofarmacologia e Envelhecimento (EACH/USP). Participou de pesquisa de caráter multicêntrico e epidemiológico, recrutamento de idosos em seus domicílios e coleta de dados sociodemográficos, antropométricos, de saúde e cognição (Rede FIBRA). Estagiou no Centro de Referência do Idoso (CRI), Unidade Básica de Saúde (acompanhamento dos idosos assistidos pelo Programa de Saúde da Família), Núcleo de Convivência para Idosos (incentivo ao desenvolvimento de pensamento e atitude críticos com relação ao cenário político do Brasil),  Instituto de Psiquiatria da USP (acompanhamento da rotina profissional dos profissionais de diferentes áreas), Unidade de Referência à Saúde do Idoso (acompanhamento de casos de idosos com demandas variadas), Instituição de Longa Permanência para Idosos (pesquisa sobre os nonagenários da instituição, incluindo história e qualidade de vida). Atualmente, faz Mestrado em Ciências, com ênfase em Farmacologia, pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB/USP). Título do projeto: “Relação entre o tratamento crônico com lítio e papel do sistema colinérgico na neuroinflamação”, bolsista FAPESP. 
Mais informações: (11)7956-8752/E-mail:Natalia.schowe@usp.br


Núbia Pereira da Silva
Bacharel em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP e Técnica em Enfermagem pelo Colégio Técnico de Campinas (COTUCA/UNICAMP). Realizou estágios em instituições como o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), Albergue Morada Nova Luz, Hospital Geral de São Mateus e Instituição de Longa Permanência para idosos "A Mão Branca". Foi professora monitora na oficina "Idosos Online" da Universidade Aberta à Terceira Idade da EACH-USP, desenvolveu três projetos de iniciação científica ao longo da graduação e participou da competição acadêmica "Olimpíada USP Conhecimento" com um projeto sobre educação gerontológica para crianças do Ensino Fundamental (2º lugar). Participou do Projeto Rondon do Ministério da Defesa, foi monitora de três disciplinas acadêmicas do curso de Gerontologia e Vice-Presidente da Empresa Júnior de Gerontologia da USP (Gestão 2012/2013). Para currículo completo, acesse: http://lattes.cnpq.br/1260612495635680 .
Mais informações: (19)991153467 / (19)981158383 / nubia.gerontologia@gmail.com /http://www.nubiapsilva.com.br/ 


NATHÁLIA  NASCIMENTO GITTI DA FONSECA

Graduanda em Gerontologia, pela Universidade de São Paulo (EACH/USP),(Previsão de Conclusão - dez/2014). Busca vaga para estágio, onde pretende atuar em campos nos quais haja contato e interação diretos com o idoso, a fim de conhecer as necessidades básicas em seu contexto ou atuação na área referente à gestão de instituições, ou ainda, em micro e macro gestões de casos. Além disso, tem intensão de trabalhar na temática dos Direitos do Idoso, principalmente no âmbito que  envolve a proteção e segurança em relação a seus cuidadores e na área de criação e implementação de políticas públicas. 
Mais informações: (11) 8744- 9422/E-mail: nathalia.nascimento.fonseca@usp.br 

PAOLA DE CAMPOS
Graduada em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), 2009. É pós-graduanda (lato sensu) em Arteterapia aplicada a Saúde pela Universidade Paulista (UNIP) e cursa ensino Técnico em Nutrição na ETEC Centro Paula Souza. Possui curso de cuidador de idosos pelo Instituto para o Desenvolvimento Educacional, Artístico e Científico (Tatuí, 2007); Curso em Cuidados Paliativos, pela Liga de Cuidados Paliativos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2008); Curso de Dirigente de Dança Sênior e Geronto Ativação pela Instituição Bethesda (São Paulo, 2009); Curso de Gestão Empresarial (Administração, Secretariado e Recursos Humanos) pela Win Side School (Tatuí, 2010); Curso Introdutório de envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa no SUS pela Secretaria de Estado da Saúde / Instituto de Saúde (São Paulo, 2010). Atua com Consultoria Gerontólogica na Multiclínicas Alergoclin e Fisioclin (Tatuí, desde 2010). Mais informações: paoladecampos@hotmail.com/ (15)32512360/ (15)91350845begin_of_the_skype_highlighting(15)91350845end_of_the_skype_highlighting

PRISCILLA TIEMI KISSAKI
Graduada em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). Participou do Recrutamento e coleta de dados do estudo Fragilidade em idosos Brasileiros – Rede FIBRA e Coleta de dados do estudo Educação Permanente: Benefícios da Universidade Aberta à Terceira Idade (EACH USP). Estagiou no Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia, Unidade Básica de Saúde “Cidade Nova São Miguel”, Unidade de Referência à Saúde do Idoso “URSI-Mooca, Núcleo de Convivência para Idosos “Idade Dourada de Pinheiros”, Hospital Geral de São Mateus (curso de cuidadores de idosos) e na Instituição de Longa Permanência para Idosos "Dr. Adolfo Bezerra de Menezes-Penha", atuando no desenvolvimento de oficinas de memória para idosos dependentes e independentes. Teve participação na Universidade Aberta à Terceira Idade da EACH USP, com as seguintes oficinas: Grupo de crescimento pessoal (2009), Encontro entre gerações e informática (2010) e Desafiando a memória (2009 à 2011). Atua no Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC-FMUSP) - Unidade Hospital DiaGeriátrico  no programa de Capacitação em Serviços,desenvolvendo atividades como aprimoramento e conhecimentos na área de gestão de serviços destinados às pessoas idosas com doença de Alzheimer e a seus familiares, gestão de serviços, planejamento estratégico, trabalho em equipe, negociação, liderança, comunicação e serviços gerontológicos, avaliação gerontológica em Psicogeriatria(aconselhamento gerontológico, acolhimento e humanização no atendimento),  intervenções psicossociais para idosos com demência. Atua também na UNINTER em Suzano com oferecimento de curso de cuidadores de idosos na região de Suzano. Atualmente, é Integrante do Núcleo de Estudos do Envelhecimento Cognitivo – Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, coordenado pela Drª Mônica Sanches Yassuda.
Mais informações: (11) 4746-2496     Cel: (11) 99144-1347 / E-mail: tiemikissaki@gmail.com/ Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4427460Y9

RAFAELA CRISTINA FIORILLO TRENTIN
Graduada em Gerontologia pela  Faculdades Adamantinenses Integradas em Gerontologia - FAI (2011). Estagiou no Centro de Saúde de Adamantina, 2008/09; Agência da Caixa Econômica Federal de Adamantina/SP, 2007; Lar dos Velhos de Adamantina; Unidade Básica de Saúde de Adamantina; Centro de Atenção Psicossocial de Adamantina, Lar São Vicente de Paulo de Lucélia e Santa Casa de Misericórdia de Adamantina;  e trabalhou na Agência da Caixa Econômica Federal de Adamantina/SP, 2009. Possui qualificação em Administração  pela  CENAIC - Adamantina/SP, 2008; e Curso de Estimulação Cognitiva em Idosos à Distância - Instituto de Saúde e Educação Pinus Longæva/Associação Brasileira de  Gerontologia (ABG), 2012; Curso com o tema “Idoso e Relacionamento Familiar e Social”; “Administração e Gestão em Recursos Humanos”. Busca propor programas sociais, implementar, gerenciar , avaliar programas e ações, realizar atividades de capacitação reconhecendo as dimensões físicas, emocionais e sócio-familiares, promover atividades de prevenção de doença e promoção da saúde, e atualização de profissionais que lidam com a pessoa idosa. Mais informações: (18) 9721-9895/(18)3521-4293/E-mail: rafafiorillo@hotmail.com


RAQUEL NOEL RIBEIRO
Graduada em Psicologia (PUC-SP), com aprimoramento e especialização em Psicologia Hospitalar no Serviço de Geriatria do ICHC-FMUSP e mestrado em Psicologia Social (PUC-SP). Está cursando o doutorado em Psicologia Social (USP), com o tema cuidadores de idosos. Foi conselheira titular do Conselho Municipal do Idoso de Campinas e coordenadora da Comissão de ILPIs (gestão 2010-2011). É membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia de São Paulo (SBGG-SP) e da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG). Atua como diretora do Ateliê do Cuidado, serviço sediado em Campinas que presta serviços a idosos e familiares, Cursos de Capacitação de Cuidadores de Idosos e consultorias gerontológicas. Mais informações, acesse o site do Ateliê do Cuidado: www.ateliedocuidado.com.br.


RENATA BELENTANI
Graduanda em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Realizou estágio na  Unidade Básica de Saúde – Dr Lauro Corsi , trabalhando com  Avaliação Gerontólogica- Módulo Organizacional, do Idoso e Suporte Social e Preparação de um plano de gestão ; no -Abrigo para Idoso Helena Dornfeld, avaliando estudo de caso e  atividades para interação e integração com os idosos; no - Hospital-Escola Municipal “Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci” , estudo de  caso; no CREAS- Centro de Referência Especializado de Assistência Social- Divisão de Políticas de Atendimento ao Idoso e Pessoa com Deficiência, onde desenvolveu análise de dados referentes aos idosos vítimas de violência e maus tratos no município de São Carlos registrados na Divisão de Políticas de Atendimento ao Idoso e Pessoa com Deficiência, recebimento e registros de denúncias, acompanhamento domiciliar dos casos, para diferentes encaminhamentos e orientações pertinentes a cada caso, participação de eventos organizados pelo serviço; Realizou Iniciação Científica- Bolsista FAPESP no projeto: Denúncias infundadas de violência contra idosos no município de São Carlos. 2011-2012; Desenvolveu Curso Cuidador de Pessoas Idosas-Módulo Básico da Fundação Educacional São Carlos,  e apresentação de uma aula com os temas: Identificação de Possíveis Sinais de Violência, Indicação de Supor e Apoio e Questões Éticas; Participação em Seminários e/ou Congressos: -Jornada de Estudos em Gerontologia-Envelhecimento Ativo e Saudável-Universidade Federal de São Carlos -Primeira Conferência Municipal do Idoso- São Carlos, II Simpósio de Transtornos Cognitivos e Demências- Universidade Federal de São Carlos, XVII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia/ Belo Horizonte/MG, 2010; 7 Congresso de Geriatria e Gerontologia-Santos/SP, III Simpósio de Transtornos Cognitivos e Demências- Universidade Federal de São Carlos, Jornada de Estudos em Gerontologia-Estratégias de Promoção do Envelhecimento Ativo e Saudável -Universidade Federal de São Carlos,I Mostra de Pesquisa em Gerontologia-Universidade Federal de São Carlos, 2011;-XVIII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia-Rio de Janeiro/RJ - Apresentação de um pôster digital com o tema de Denúncias de Violência ao Idoso x Denúncias Infundadas, 2012.
Mais Informações: (16) 9791-7525/ E-mail: rezinha_ad@hotmail.com

ROBERTA DOS SANTOS TARALLO
Mestra em Gerontologia pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) , da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em 2015. Graduada em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP), em 2011. Professora da Faculdade da Terceira Idade (FATI) da POLICAMP (Faculdade Politécnica de Campinas), de 2013 a 2015. Professora da Faculdade da Terceira Idade (FATI) da Faculdade de Jaguariúna (FAJ), desde 2015. Pesquisadora do Grupo de Estudos Avançado do Envelhecimento(GEAE) da FAJ e da Faculdade Max Planck, desde 2016.  Colaboradora da GeroVida, desde 2015. Voluntária da ABRAz-Campinas, desde 2013. Atua na área de Gerontologia com as seguintes temáticas: Relações Intergeracionais, Informática, Envelhecimento Ativo, Habilidades Cognitivas, Gestão de Atividades e de Pesquisas, Intergeracionalidade.
 Mais Informações: (19) 33656353/ (19) 93880805 /E-mail: r_tarallo@yahoo.com
Currículo..Lattes: http://lattes.cnpq.br/0132762632091235




RUBENS BITENCURTE
Graduado em Gerontologia pela FAI Faculdades Adamantinenses integrada (2012). Participou do III congresso de iniciação científica da FAI com II trabalhos intitulados I ''Análise de vida dos idosos no CCI (centro de convivência do idoso)2009. Assim sendo o II trabalho com o tema ''Vacinação do idoso: Análise da adesão e comportamento de idosos de diferentes classes sociais no primeiro dia da campanha nacional de vacinação de idosos na cidade de Adamantina-SP'' 2009. Participou da ''Oficina para sensibilização e instrumentalização de profissionais de saúde para a suspeição da hanseníase'' organizada e ministrada pelo instituto ''Lauro de Souza Lima'' 2010. Participou ativamente da abertura nacional da vacinação do idoso pelo ano de 2009 provida pelo centro de saúde de Adamantina-SP. Palestrante do encontro temático de Fisioterapia e Gerontologia com o tema ''Atuação da fisioterapia hospitalar em pacientes idosos em situações criticas: acidente vascular encefálico isquêmico". Curso de administração de empresas do CENAIC Centro integrado de cursos, com a duração 2 anos. Atuou como estagiário pela Secretaria municipal de saúde de Adamantina entre 2009 e 2011 na área da hipertensão e diabetes contando assim 2 anos de experiência profissional com idosos. No momento trabalhando com capacitação para cuidador de idosos e trabalhando em um residencial geriátrico. Mais informações pelo cel (18) 99762-1004 ou pelo email rubens-bitencurte1@hotmail.com

SAMIRA BURANI
Graduada em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo – EACH/USP (2012). Bolsista do projeto de pesquisa:“Educação Permanente: Benefícios da  UnATI - Universidade Aberta à Terceira Idade”/Edital de Seleção nº 02/2009 -INEP/MEC).   Foi Monitora da Oficina Idosos Online pela UnATI - Universidade Aberta à Terceira Idade 2010. Estagiou no Centro de Referência do Idoso, onde e desenvolveu um trabalho de apoio para leitura e orientação do método de ensino baseado em PBL (Problem Based Learning), 2009. Unidade Básica de Saúde, na Família e na Comunidade, onde desenvolveu material com orientações gerontológicas e comunicação dos profissionais perante aos idosos, 2009.  Centros de Referência da Área Social, trabalho desenvolvido com enfoque na socialização e autoestima dos frequentadores do núcleo, 2010. Acompanhamento e auxilio na gestão de caso do Programa Acompanhante de Idosos (PAI), 2010. Instituição de Longa Permanência para Idosos "A Mão Branca" , onde trabalhou a questão de envolvimento dos idosos com as atividades do local  e seus benefícios, 2011.  Hospital Geral de São Mateus, foi feito um trabalho com os prontuários e proposto uma intervenção visando a atenção global do paciente, 2011. Busca atuação no atendimento por meio da micro-gestão, utilizando o PAGe, a fim de verificar possíveis fatores a serem trabalhados com o cliente idoso e na macro-gestão promovendo educação continuada e oficinas a fim de sensibilizar quanto à questão da velhice e o processo de envelhecimento. 
E-mail: sburani@uol.com.br


SÍLVIA CYLENE SOARES GONÇALVES
Pós Graduada em Arteterapia pelo Instituto Sedes Sapientiae, 2010; Pós Graduada em Design Gráfico pela Faculdade de Belas Artes de S. Paulo, 2002; Graduana em Psicologia pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), 2011; Graduada em Comunicação Visual pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), 1987.  Possui qualificação no planejamento e realização de Oficinas de Arteterapia com dinâmicas de grupo, técnicas de relaxamento, lúdicas e técnicas artísticas variadas para estimulação sensório-motora, cognitiva, afetiva e social, reabilitação e psico-profilaxia, trabalhando o autoconhecimento e a auto-expressão criativa; Domínio de técnicas e condução de tratamentos arteterapêuticos individuais com crianças, adultos e idosos; Desenvolvimento e implementação de projetos sociais terapêuticos para públicos diversos: crianças cardiopatas, pais e acompanhantes, idosos com doença de Alzheimer e depressão, e pacientes com comprometimentos cognitivos; 01 ano de experiência em atendimentos psicoterapêuticos individuais; Experiência profissional em empresas dos setores de brinquedos, presentes, vestuário e propaganda,  ocupando funções nas áreas de desenvolvimento de produtos e design gráfico; Expertise em modelagem tridimensional de bonecos; Realização de cursos e workshops com a construção de bonecos; Experiência de 05 anos como empresária, atuando na concepção, desenvolvimento, produção e fornecimento de produtos para redes de franquias (Alemdalenda e Giovanna Baby), lojas de presentes e decoração; Conhecimento de técnicas e materiais diversos: pintura, escultura, modelagem, moldagem, desenho, colagem, computação gráfica, scrap book, construção de objetos, confecção de bonecos e fantoches; Experiências profissionais: Consultório Particular,  Psicóloga e Arteterapeuta, atual; Instituto de Psiquiatria – FMUSP - Hospital Dia Geriátrico – Hospital das Clínicas, Monitora em Arteterapia, 2012; Hospítal das Clínicas – SESMT, Estagiária em Psicologia, 2011; Casa dos Velhinhos de Ondina Lobo,  Arteterapeuta Voluntária, 2010; ACTC -  Associação de Assistência à Criança Cardíaca e Transplantada do Coração, Arteterapeuta Voluntária, 2009; Creche Madre Camila, Arteterapeuta Voluntária, 2008; Figurativa Personagens e Produtos, Sócia Proprietária, 2004-2007; Sanrio do Brasil, Designer, 2003; Móbile Serviços S/C Ltda.- Me-  Designer, 2000-2003; Manufatura de Brinquedos Estrela S/A,Designer/ Modeladora, 98-99. Realizou cursos:IV Simpósio de Geriatria e Gerontologia e IX Jornada Gerontológica “Um olhar sobre os diferentes aspectos da demência no idoso” (Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia), 2012; X Congresso Brasileiro de Arteterapia, III Jornada Potiguar de Arteterapia (ASPOART), 2012; Curso de Aromaterapia Básica (AROMAFLORA), 2012; II Congresso de Clínica Psiquiátrica (Ipq –HCFMUSP), 2012; Seminário Arte Reabilitação: Estudo de Casos (AACD – SP), 2012; Congresso Internacional de Arteterapia (INTEGRARTE), 2011;  IX Congresso Brasileiro de Arteterapia (AATESP), 2010; 1o Congresso Brasileiro de Ludodiagnóstico (EPPA); 2009; II Fórum Paulista de Arteterapia  (AATESP), 2009; I Fórum Paulista de Arteterapia  (AATESP), 2007; Palestra “Humor and Health” – Patch Adams– (Co Patch!), 2007; A visão Junguiana dos contos de fadas e suas aplicações (Instituto Sedes Sapientiae), 2005; ECODESIGN (SENAC), 2004; Windows, Power Point, Corel Draw, Photoshop, 3D Max, Criação e design (Impacta Tecnologia), 2002; Busca oportunidade em Psicologia Clínica / Arteterapia. 
Mais informações: 3714-0066 (residência) / 9 9114-2335 (celular)/ 2364-4144 (cons.) 
e-mail : silvia.psicoearte@uol.com.br / site: http://silviapsicoearte.blogspot.com.br/

SIMONE SOARES DIAS
Graduada em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo – EACH/USP (2011). Estagiou no Hospital Universitário/USP  e  Instituto de Longa Permanência para Idoso, onde desenvolveu as seguintes atividades: Identificação, planejamento, desenvolvimento  e avaliação do plano de atenção gerontológica; Participação em criação de uma sala no departamento de Geriatria e Gerontologia no HU, para
atendimento de qualidade aos idosos, familiares e/ou seus cuidadores;  Realizou estágio na Assistência Ambulatorial, Domiciliária ao Idoso e na Atenção ao idoso em Centros de
Referência da Área social(CRAS); onde atuava junto à equipe multiprofissional de saúde, visando à integralidade da atenção direcionada ao idoso e família. Conhecimento da rede de apoio e de suporte social - Gestão organizacional (2010 - 2011); Estagiou em  UBS e Centro de Referência do Idoso (gestão em atenção primária e proteção), onde atuava na                                                 identificação da rede de apoio, das práticas profissionais e de saúde. Uso de técnicas etnográficas e de gestão de rede social, para promover a saúde no envelhecimento e a
integração social na velhice (2009-2010); Participou de eventos: l Fórum dos Estágios curriculares do Curso de Bacharelado em Gerontologia;  lV Jornada de Gerontologia. EACH – USP. ll Encontro de estudantes  e bacharéis de Gerontologia;  Simpósio de Fenômenologia do cuidado;  Seminário de treino cognitivo em idosos.
Mais Informações:  (11) 6872 – 8612 /  E-mail: simone.soaresdias@yahoo.com.br



STÉFANI MARTINS PRESTES
Graduada em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo – EACH/USP.  Realizou estágio no  Residencial Israelita Albert Einstein, com a realização do projeto “Cartas em mãos- História a contar” que teve como objetivo a inclusão e valorização da pessoa idosa juntamente com jovens de outras gerações, visando impacto positivo sobre o estado de depressão e solidão. E levando ao jovem estudante, maior conhecimento sobre o processo do envelhecimento, a fim de desmascarar preconceitos e derrubar mitos; no  Hospital Universitário da Universidade de São Paulo, atuando nos atendimentos ambulatoriais, investigação sobre síndrome da fragilidade, gestão de casos, propostas de melhoria da qualidade dos serviços por meio de elaboração de projeto de ambulatório ideal; na  Unidade de Referência à Saúde do Idoso Pinheiros, atuando nos atendimentos domiciliares e ambulatoriais, reuniões e discussões com a equipe multiprofissional do equipamento e capacitação dos profissionais; no Centro de Referência Samuel Rangel, atuando na criação e organização de banco de dados cadastrais envolvendo aspectos de saúde, sociais e utilização dos recursos da Associação; na  Unidade Básica de Saúde Cidade Nova São Miguel,  com a Capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde e visitas domiciliares; no Centro de Referência ao Idoso – CRI Norte, com o Projeto de discussão e conscientização sobre violência contra a pessoa idosa; Atuou na Quality Medicina e Segurança do Trabalho, como auxiliar de escritório e administração.  Principais atividades: Contas a pagar e a receber, controle do fluxo de caixa,  consolidação do balanço mensal, cadastramento de clientes. Realizou projeto de pesquisa, cujo objetivo era examinar a temática da categorização e identificação etária entre idosos comunitários brasileiros e identificar relações com variáveis sociodemográficas e de saúde física e emocional; É voluntária no Residencial São Vicente de Paulo; Participou do   Programa de Work and Travel Londres/ Inglaterra – 3 meses; Participou dos seguintes eventos:  XVIII- Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia , 2012;   GERP 2011- 7º Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia, 2011; Simpósio sobre doença de Parkinson, 2011; 4ª Jornada de Gerontologia e 2º Encontro Estadual de Estudantes e Bacharéis em Gerontologia EACH-USP, 2011;  3ª Jornada de Gerontologia e 1º Encontro Estadual de Estudantes e Bacharéis em Gerontologia EACH-USP, 2010;1er. Congreso Internacional de Carreras de Grado y Pregrado de Gerontología, 2010. (Buenos Aires);    I Simpósio de Pesquisas Fenomenológicas da EACH-USP, 2009;  2ª Jornada de Gerontologia EACH-USP. 2009;  II Tele-Simpósio "Sexualidade no Idoso" da Coordenadoria das Ligas de Geriatria e Gerontologia - SP, 2009. 
Mais informações: (19) 3601-1190 – (19) 9263-6634 e-mail: stefanimprestes@hotmail.com

THAÍS HELENA DA SILVA FREITAS
Estagiou  no Centro de Referencia do Idoso/ CRI-Norte - Teatro interativo por meio de skates visando discutir e conscientizar sobre violência contra a pessoa idosa 2009; UBS – Vila Nova São Miguel - Visitas domiciliares aos idosos cadastrados acompanhando as agentes de saúde das equipes da Saúde da Família e Treinamento sobre demências fornecido pelos estagiários aos funcionários das equipes de Saúde da Família, 2009;  Centro de Convivência Samuel Rangel  - Mapeamento da Rede de Suporte Social Local visando estabelecer parcerias que pudessem contribuir com as atividades realizadas no Centro de Convivência , 2010; PAI – UBS Boracéa - Visita domiciliar atendidos pelo PAI (Programa de Acompanhantes de Idosos) com o objetivo de elaborar programas de microgestão do envelhecimento,  observando a relação do idoso consigo mesmo, com a família e com o entorno, 2010; Hospital das Clínicas - Aplicação do PAGe (Plano de Atenção Gerontológica) para os idosos internados na Enfermaria Geriátrica, Criação do plano de Gestão de Alta hospitalar, 2011;  ILPI Albert Einstein,  em andamento.Atuou na Equipe de organização do Sexto Simpósio das Ligas Acadêmicas de Geriatria e Gerontologia no GERP (Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia da SBGG – Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Divisão São Paulo), UELIGG-SP,2010;  Foi secretária Geral e Vice Diretora da UELIGG-SP – União Estadual da Ligas de Geriatria e Gerontologia do Estado de São Paulo (2010);  na Equipe de organização da JOPALIGG (Jornada Paulistana das Ligas de Geriatria e Gerontologia), UELIGG-SP,2010;  Equipe de organização das Jornadas I e II de Gerontologia (2009 e 2010) na EACH-USP (Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo); • Telesimpósio UELIGG-SP, 2010;  Professora de Química no Pró-universidade – o cursinho pré-vestibular da EACH-USP oferecido gratuitamente às  comunidades do entorno do Campus;  Professora de Química no Pró-Universidade, 2010-2011. Atuou na Diretoria Geral da Liga de Gerontologia EACH-USP (2009-2011);  na monitoria da Disciplina Princípios de Cognição no Envelhecimento com a Prof.Dra. Mônica Yassuda e na Monitoria da Disciplina Políticas e Programas de Saúde do Idoso com a Prof.Dra. Marisa Accioly. Participa do Grupo de Pesquisa sobre Engajamento Significativo e envelhecimento com a Prof. Dra. Andrea Lopes e da Oficina de Dança Sênior na UNATI EACH-USP sob a coordenação da Prof. Doutora Rosa Chubacci.  Realizou atividades voluntárias na Pastoral da Juventude da Arquidiocese de São Paulo, 1998, em 1999 foi eleita como uma das representantes da equipe de coordenadores da Arquidiocese de São Paulo. Em 2001 foi eleita representante da Arquidiocese de São Paulo na equipe do Regional Sul I; Pastoral Social contribui com a Pastoral Social da Comunidade São João Batista no Setor Imirim da Região Episcopal Santana, atuando em projetos de Educação Gerontológica voltados para os cuidadores informais de idosos e familiares em geral; na  Casa de Simeão foi em 2009  uma das coordenadoras de uma ação voluntária conjunta com a EACH-USP na realização de atividades. Busca desenvolver atividades colaborativas, integradoras e criativas através de habilidades desenvolvidas em trabalhos em equipe e de ensino. 
Mais informações: (11) 7052-0533 / E-mail: tha.helena@gmail.com

THALITA BIANCHI DE OLIVEIRA WACHHOLZ
Graduada em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo – EACH/USP (2010). 
- Estágios: Unidade Básica de Saúde Paulo Feldman – Cidade Nitro-Operária (2008); Centro de Convivência para Idosos – Arte de Viver (2009); Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza – URSI (2009); Clinica Médica do Hospital Universitário da USP (2010) e Residencial Israelita Albert Einstein - RIAE (2010). 
- Experiência com oficinas de treino cognitivo para idosos (memória e funções executivas) e rastreio cognitivo;
- De janeiro de 2012 à fevereiro de 2013 atuou como coordenadora do projeto de atendimento domiciliar a idosos com vulnerabilidade social, denominado "Projeto VincuLar", desenvolvido pela Instituição Grupo Vida Brasil, de Barueri. Coordenou equipe multidisciplinar composta por enfermeira, psicóloga, fisioterapeuta e assistente social, e mais uma equipe de 30 cuidadores de idosos.
- De março de 2013 à julho de 2014 atuou como coordenadora do Centro de Convivência para Idosos do município de Itapetininga-SP, denominado "Espaço da Melhor Idade". Coordenou equipe multidisciplinar composta de educador físico, fisioterapeuta, psicólogo e auxiliares de enfermagem, e demais funcionários de apoio (cozinheira, auxiliares gerais, auxiliares administrativos).
- Atualmente é professora eventual do curso de cuidadores de idosos desenvolvido pela escola de enfermagem PLANETEC  de Itapetininga-SP.
- Atualmente trabalha com atendimento em domicilio realizando avaliação global do idoso, orientações familiares e treino/estimulação cognitiva para idosos.
- Atualmente realiza Mestrado em Gerontologia na Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.
- Atualmente é Vice diretora científica da Associação Brasileira de Gerontologia.

CONTATO: (15) 9.8121-0158 / (15) 3527-6242
E-MAIL: thalibianchi@hotmail.com


TIAGO NASCIMENTO ORDONEZ
Gerontólogo pela Universidade de São Paulo. Foi diretor de Políticas Estudantis do Centro Acadêmico do curso de Gerontologia da USP no ano de 2009. Auxiliou na coordenação das atividades de campo e de análises estatísticas da pesquisa intitulada: Educação Permanente: Benefícios da Universidade Aberta à Terceira Idade | EACH USP, financiada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira | Ministério da Educação (Edital de Seleção nº 02/2009 INEP/MEC). Desenvolveu estudos com os seguintes temas: envelhecimento ativo, rede de suporte social na velhice, informática para idosos e estimulação cognitiva no envelhecimento normal. Integrante de dois grupos de pesquisa/CNPq : Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Gerontologia (NEPEG) e Grupo de Pesquisa em Necessidades de Saúde do Idoso (GPENSI). Vice-Diretor Científico da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG), Gestão 2013-2015. 
E-mail: tiagordonez@gmail.com 
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0690097136454323

WANDA PEREIRA PATROCÍNIO
Graduada em Pedagogia (UNICAMP), Mestre em Gerontologia (UNICAMP), Doutora em Educação, com ênfase no desenvolvimento de programas de educação para um envelhecimento saudável (UNICAMP) e realizou curso de extensão em Psicoreontologia (PUC-SP) e de Estimulação Cognitiva em Idosos (Pinus Longaeva Saúde e Educação). Atualmente é Coordenadora do Curso de Especialização em Gerontogeriatria da Unilins (SP) e Diretora da GeroVida - Arte, Educação e Vida Plena, empresa de prestação de serviços que tem como missão auxiliar as pessoas, comunidades e populações a viverem uma vida mais consciente e com boa qualidade de vida, contribuindo para que nossa sociedade envelheça de forma mais digna, saudável e positiva. 
Mais informações: http://gerovida.blog.br/  / http://www.gerovida.com.br/ 

VYVYANNE BITENCOURT PAZZINI
Graduanda em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). Estagiou no Centro de Referência do Idoso da Zona Sul de São Paulo (2009), Unidade Básica de Saúde – Centro de Saúde-Escola Samuel Pessoa (2009), Núcleo de Convivência para Idosos Irmã Idelfranca (2010), Unidade de Referência da Saúde do Idoso da Móoca (2010). Atualmente, estagia no Residencial Israelita Albert Einstein (RIAE) e é diretora de Marketing da Empresa Júnior de Gerontologia – GerontoJr. 
Mais informações: (11) 5084-6593 / (11) 9300-0818 / E-mail vypazzini@gmail.com

ZULMIRA ELISA VONO
Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais – 1976, tem formação em Enfermagem do Trabalho - CEDAS - Centro São Camilo de Desenvolvimento em Saúde (1996) e Gerontologia –UNIFESP Escola Paulista de Medicina (2006). Já atuou na Coordenação do Serviço de enfermagem - Responsabilidade Técnica - Supervisão dos Setores: Materno Infantil, Berçário, Clínica médica, Pronto Atendimento, CTI. Docente em campo de estágio Escola de Enfermagem. Formação e atualização de profissionais de nível médio - Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí, lotada no Hospital das Clínicas Samuel Libânio - Pouso Alegre - Minas Gerais -1986 a 1996; Projeto Assistencial Novo Céu ( Centro de Tratamento para crianças portadoras de Encefalopatia crônica da infância ) - Organização, Estruturação do Serviço de Enfermagem, Coordenação do Serviço de Enfermagem, Responsabilidade Técnica do Serviço de Enfermagem, - Contagem - Minas Gerais- 1998 a 1999; Enfermeira e consultora da Neuro Mater - Centro de Diagnóstico e tratamento em Neurologia - até junho 2000; Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem- Seção Minas Gerais- eleita para o mandato, 1998 – 2001; Conselheira do Conselho Estadual de Saúde - MG - Membro da Câmara Técnica de Municipalização - mandato, 1998 a 2001; Interim Home Care . Enfermeira Supervisora do atendimento domiciliar – janeiro de 1998 a setembro de 2000; FELUMA: Fundação Educacional Lucas Machado – Belo Horizonte - docente do curso de especialização em Home Care e Geriatria e Gerontologia; ONU/UNESCO Consultora Técnica-Aprovada em Processo Seletivo – outubro/ 2000 até 06/05/2002, tendo recusado renovação do contrato; Assessora e Consultora Técnica de Saúde-Prefeitura Municipal de Jaboticatubas / MG, de 20/05/2002, até 30/12/2003. Responsável Técnica da Fundação Hospitalar Santo Antônio, Jaboticatubas / MG, de 20/05/2002, até 30/12/2003; UNIFENAS: Docente e Extensionista: Saúde da Criança e do Adolescente, 01/08/2002 a 30/07/2003; Elaboração e execução, durante 7 meses consecutivos, de projeto em Unidade Básica de Saúde, no Bairro Cidade Jardim / Pouso Alegre, trabalhando com a população idosa local: “Viva bem com a idade que tem”; CIAPE: implantação e gerencia de unidade em Pouso Alegre / MG – 01/01/2004 a 30/09/2005. Docente do curso de especialização em geriatria / gerontologia; Saúde do idoso, Reabilitação do idoso, em vários estados. Elaboração de programação e coordenadora nacional do Curso de Cuidadores de Idosos, bem como docente em várias cidades brasileiras. Enfermeira coordenadora do CIAPE: Centro Interdisciplinar de Assistência e Pesquisa em Envelhecimento atuando no Hospital Universitário São José - da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais; Secretaria Municipal de Saúde – São Sebastião da Bela Vista / MG – Enfermeira de PSF e Assessora para elaboração, desenvolvimento e implantação de estratégias para atenção ao idoso no programa PSF. Escreveu vários livros na área da enfermagem gerontológica, entre eles, Gerontológica: atenção à pessoa idosa – Editora Senac; O bem no mal de Alzheimer – Editora Senac; Enfermagem em Neurologia – Editora SENAC - SP ( 9ª edição) e Enfermagem Gerontológica: atenção à pessoa idosa – Editora Senac. Atualmente, é proprietária de uma empresa destinada a consultoria, assessoria e treinamento na área de envelhecimento humano, como Curso de Cuidador de Idosos, Extensão Universitária em Envelhecimento Humano e Work Shop- Viva bem com a idade que tem, direcionado a pessoas idosas. Além de consultoria para municípios e ILPIs. 
Mais informações: www.zulmiraelisavono.com.br/E-mail: zulmiraelisavono@uol.com.br e elisavono@hotmail.com/ (35) 8822607