O que é Gerontologia?


A Gerontologia é a ciência que estuda de maneira multi e interdisciplinar o processo de envelhecimento em suas dimensões biológica, psicológica e social. Busca compreender as experiências de velhice e envelhecimento em diferentes contextos socioculturais e históricos, abrangendo aspectos do envelhecimento normal e patológico. Investiga o potencial de desenvolvimento humano associado ao curso de vida e ao processo de envelhecimento. 

Graduação em Gerontologia

No Brasil, a Gerontologia se constitui enquanto graduação em 2005, sendo oferecida pioneiramente pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/ USP). No ano de 2008 o bacharelado em Gerontologia também passa a ser oferecido na Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). O objetivo dos cursos de graduação em Gerontologia é formar um profissional generalista, com uma visão interdisciplinar e integrada, capaz de compreender o envelhecimento humano e seus determinantes biológicos, psicológicos e sociais, pautando-se em preceitos éticos e científicos.

A Gerontologia Frente os Desafios do Envelhecimento 

O aumento da expectativa de vida ou a esperança de vida ao nascer, a diminuição da natalidade e o acelerado processo de envelhecimento da população brasileira têm preocupado cada vez mais cientistas, intelectuais e formuladores de políticas públicas. Estima-se que em 2050 um quarto da população mundial será composta por idosos, o que equivalerá a 2 bilhões de habitantes. 
Ao contrário dos países desenvolvidos, o aumento da população idosa nos países em desenvolvimento, como o Brasil, é acompanhado por necessidades sociais e de saúde como: analfabetismo, pobreza, elevada projeção de doenças crônicas, pouco acesso aos serviços sociais e de saúde, número insuficiente de programas para a população idosa, e ausência de políticas voltadas para a prevenção e promoção de saúde que considere o curso de vida.
O desafio da Gerontologia como um campo de estudos e de atuação profissional concentra-se em garantir que a velhice e o processo de envelhecimento sejam processos orientados e bem-assistidos. Torna-se imprescindível que o aumento da expectativa de vida seja acompanhado por ganhos na qualidade de vida, satisfação e bem-estar.

O Gerontólogo

O Gerontólogo é um profissional generalista, com conhecimento teórico sobre os aspectos biopsicossociais envolvidos no processo de envelhecimento. Este profissional está capacitado para compreender, criar, planejar, desenvolver e avaliar formas de apoio ao idoso, seus cuidadores familiares e ações de promoção do envelhecimento saudável.
Gestão de casos: com atuação individual ou integrando a equipe multiprofissional, o gerontólogo fornece uma visão generalista e integral sobre o processo de cuidado, preocupando-se com os aspectos biopsicossociais envolvidos e com a promoção da qualidade de vida e bem estar.
Gestão organizacional: em instituições que prestam serviços à população idosa e voltados para a promoção do envelhecimento ativo.
Gestão de programas e projetos: planejando e/ou acompanhando ações voltados para a linha de cuidado e/ou para a promoção do envelhecimento ativo.
Socioeducação: atua na educação permanente de profissionais e na educação de cuidadores. Pode atuar com diferentes grupos etários na construção de conhecimento sobre o processo de envelhecimento e na valorização da pessoa idosa.